Primeira Noite do Carnaval do Espírito Santo, Onde Começa a Maior Festa Cultural do Brasil

Primeira Noite do Carnaval do Espírito Santo, Onde Começa a Maior Festa Cultural do Brasil

Sete Escolas de Samba do Grupo A Buscam Destaque

O Carnaval no Brasil teve início no Espírito Santo nesta sexta-feira (2), com sete escolas de samba do Grupo de Acesso A do Carnaval de Vitória desfilando no Sambão do Povo. O objetivo das agremiações era conquistar uma vaga para desfilar na elite do carnaval capixaba no próximo ano. A transmissão começou por volta de 22h e encerrou às 6h45, proporcionando aos espectadores os melhores momentos de cada agremiação.

A competição é acirrada, pois a escola que se consagrar como campeã do Grupo A conquista o tão desejado acesso à elite do carnaval capixaba, enquanto aquela que receber a menor pontuação após a apuração das notas dos jurados será rebaixada para o Grupo B.

 Destaques da Noite de Estreia

A primeira escola a entrar na avenida foi a Andaraí, apostando no sucesso de 1991 ao reeditar o enredo vitorioso “Histórias que a vovó contava”. Em seguida, a Mocidade da Praia apresentou o enredo “Mangue: a origem da vida”, com o objetivo de conscientizar sobre a preservação do manguezal em Vitória.

A terceira agremiação, Imperatriz do Forte, emocionou o público ao valorizar a valentia e lutas da comunidade com o enredo “Nascido em berço forte, para sempre um eterno aprendiz”. Logo após, a Independente de São Torquato trouxe a primeira capital do Brasil para o Sambão, com o tema “De Salvador ecoa o canto de alegria e a festa na capital da Bahia”.

A quinta escola, Império de Fátima, destacou-se ao desfilar com o tema “Benzê, beneditas benzedeiras”, explorando a tradição do ato de benzer conjuntamente à imagem das benzedeiras. A Unidos de Barreiros, a sexta a desfilar, prestou uma emocionante homenagem ao município de Guarapari com o enredo “Guarapari, o paraíso é aqui”.

Encerrando a noite, a Independente de Eucalipto, última agremiação a entrar no Sambão do Povo, apresentou o enredo “Baixo Guandu, pelo mar e nos trilhos da economia o progresso se fez”, reverenciando a história da cidade capixaba que a consagrou como campeã do Grupo de Acesso B no último ano.

 

A animação dos camorotes nem a chuva consegui tirar.

 

A prefeitura de vitória surpreendeu com a organização desse grandioso evento. Logo na entrada foi instalado o Centro de Segurança.

 

Centro de segurança instalado na entrada do sambão do Povo

Personalidades Capixabas marcaram presença no Sambão do Povo:

 

João Coser, ex prefeito de Vitória sua filha Karla coser, vereadora de Vitória

 

Ex Prefeito de Vitória e Sub secretário Estadual do Governo do Estado Luiz Paulo Vellozo Lucas

 

Ex deputado Estadual e pré candidato a prefeito de Vitória Sérgio Majesk

 

Deputado Estadual Mazinho dos Anjos com amigos

 

Índio e Lulu Preti- Índio ex técnico da seleção brasileira de beach soccer

 

Secretário Estadual de Turismo do Espírito Santo Weverson Meireles

 

Vereador de Vitória Anderson Goggi

 

Vereador de Vitória Luiz Emanuel e a esposa Denise.

A expectativa agora está voltada para os desfiles do Grupo Especial neste sábado (3), onde o resultado dos jurados definirá o futuro das escolas de samba, determinando quais alcançarão a elite e quais enfrentarão o desafio do Grupo B no próximo carnaval.