Terceira Ponte: Após Demolição, Quais Serão os Próximos Passos?
A obra de demolição da praça de pedágio na Terceira Ponte vai começar pelas cabines. So depois a cobertura será removida
A prometida demolição das cabines de pedágio na Terceira Ponte, ao que tudo indica, ainda vai demorar para acontecer. É que para a realização da obra, será necessário um plano de reestruturação viária que vai acontecer para dar maior fluidez ao trânsito na região.
Em entrevista à rádio BandNews, nesta quinta-feira, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, explicou que a obra será feita em duas etapas. A primeira delas será a retirada das cabines. Em seguida, o pórtico que cobre os locais onde funcionavam a cobrança do pedágio.
Não existe previsão para começar as obras. Atualmente, a secretaria está finalizando os trâmites burocráticos e administrativos para a contratação da empresa que fará a demolição. “Não dá para falar uma data, mas espero que em breve vamos anunciar o início das obras para a retirada das cabines”.
Após a retirada dessas estruturas, o passo seguinte é concluir o plano de reestruturação viária, que está sendo feito pela Semobi, que inclui, por exemplo, a nova pintura de faixas na chegada e saída do motorista em Vitória.
“Em um primeiro momento vamos manter a parte superior. É uma estrutura pesada e exige uma obra mais complexa. Estamos finalizando o projeto de como vai ser a reestruturação viária da chegada às cabines, o que a gente chama de funil. Aquele funil foi feito para atender uma praça de pedágio. Então estamos fazendo um projeto de engenharia para poder fazer um sistema viário com segurança para que as pessoas acessem Vitória da melhor forma possível”.
E prosseguiu: “A parte de baixo, de concreto, é a proteção dos pilares da cobertura. Aquela cobertura é tão grande que dá para subir três andares para cima dela. Então precisa ter cuidado para retirá-la”.
Faixa exclusiva
Embora as câmeras de videomonitoramento não estejam multando os motoristas que trafegam pela faixa exclusiva na Terceira Ponte, muitos motoristas estão recebendo a penalidade pela infração, que é feita por meio do Batalhão de Trânsito.
Um ouvinte da rádio BandNews Espírito Santo revelou que apesar de ter usado a linha verde para escapar do congestionamento causado por um acidente foi multado. Segundo o secretário, a orientação nesse caso é entrar com recurso junto ao Detran-ES para avaliar o caso, já que é possível identificar se no período de registro da multa houve ou não alguma ocorrência no local.
Damasceno alertou ainda que o condutor que utiliza a faixa exclusiva comete pelo menos três infrações. “Ultrapassar pela direita, o que é proibido. Entrar em faixa exclusiva que não é permitida para aquele tipo de automóvel e a terceira é que muitas vezes está na linha verde para aumentar a velocidade e tá fora do limite permitido na via. Estamos nos preparando para ter a atuação eletrônica e em breve a gente vai identificar todos os veículos. Foram 164 até agora”.
Sem pedágio nas cabines
Desde o dia 22 de dezembro, os motoristas que utilizam a Terceira Ponte e a Rodovia do Sol não precisam mais fazer o pagamento do pedágio. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande ao fim do contrato de concessão com a Rodosol, concessionária que administrava as duas vias. Com a decisão, o governo assumiu os custos da gestão do sistema e deve demolir as cabines.
Fonte: ES 360
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