MAB distribui marmitas de barco em comunidades devastadas pelas enchentes

MAB distribui marmitas de barco em comunidades devastadas pelas enchentes

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está intensificando suas ações de solidariedade no Rio Grande do Sul, em virtude das enchentes que devastaram o estado. Com a instalação de 10 cozinhas solidárias em diferentes localidades, incluindo Porto Alegre, Canoas, Arroio do Meio e Lajeado, o MAB visa fornecer alimentos essenciais, água potável e apoio às comunidades desalojadas e desabrigadas.

A iniciativa conta com a participação de voluntários de vários estados, incluindo Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, que se unem às operações na região metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari, áreas severamente afetadas pelas enchentes.

Cláudia Monteiro, militante do MAB de São Mateus, Espírito Santo, e integrante da comunidade Barra Nova Sul, compartilha sua experiência: “Estamos aqui na Cozinha Solidária do MAB ajudando a fazer a comida, cortando legumes e contribuindo com essas famílias que sofreram esse desastre e estão desoladas. Viemos prestar nossa solidariedade e ajudar as cozinhas solidárias, que têm amparado essas famílias. Hoje fizemos 601 marmitas. Esse é um pouquinho do que fizemos para ajudar essas famílias.”

Diante dos números desoladores: 469 municípios afetados, 55.813 pessoas em abrigos, 581.638 mil desalojados e mais de 2,3 milhões de atingidos, 169 óbitos, 806 feridos, 56 desaparecidos segundo dados atualizados pela Defesa Civil do RS neste domingo (26), o MAB também amplia sua força-tarefa na região. Sua equipe foi reforçada para atender à crescente demanda e hoje mais de 5 mil refeições diárias são entregues. Mesmo enfrentando desafios logísticos pesados devido às condições de devastação causadas pelas fortes chuvas, o Movimento tem conseguido chegar a quem precisa de ajuda.

Segundo o MAB, as cozinhas solidárias representam, em muitos locais, a única fonte de alimentação diária para os atingidos pelas enchentes, destacando a importância dessa iniciativa humanitária em meio à crise. As marmitas chegam também para os atingidos que estão morando em carros, caminhões e sob os viadutos. Em algumas regiões, como as Ilhas das Flores, Pavão e Marinheiros de Porto Alegre, onde a água inundou até o segundo andar das casas, as entregas estão sendo feitas de barco. Nessas áreas, onde os moradores enfrentam condições extremamente desafiadoras, cerca de 150 a 200 marmitas são distribuídas diariamente, proporcionando um alívio em meio à crise.

O MAB precisa de sua ajuda para levar mais alimento ao povo gaúcho, que sofre com as enchentes

Campanhas de doação têm sido fundamentais para garantir recursos e suprimentos necessários para manter o funcionamento das cozinhas solidárias e oferecer suporte às comunidades atingidas. Para contribuir com as ações do MAB e oferecer auxílio às vítimas das enchentes, as doações podem ser realizadas por meio do PIX ou diretamente para a conta bancária da Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), pelo PIX: 73316457/0001-83, outras formas em: mab.org.br/apoieosatingidos/ .Toda ajuda é bem-vinda e fundamental.

Fotos e Vídeos : Arquivo MAB

Serviço:
Assessoria de imprensa: Ascom MAB/Studium Eficaz Comunicação (31) 9.9968-0652 e [email protected]