Com base aliada, Weverson define articulações para presidência da Câmara Municipal da Serra
A articulação do grupo que possui o apoio direto do Executivo busca a reeleição do atual presidente do legislativo
As articulações para a eleição da presidência da Câmara Municipal da Serra, no Espírito Santo, estão em pleno andamento, dois grupos que declararam suas intenções no pleito e vem, desde então, articulando entre seus pares.
O grupo mais proeminente é o liderado por Saulinho da Academia (PDT), possui força política bastante proeminente no momento, tendo sido o vereador mais votado neste último pleito, alçando 8.244 votos. Além disso, conta em seu favor pertencer à base aliada do ainda prefeito Sergio Vidigal e ter apoiado e estar alinhado com o prefeito eleito Weverson Meireles (PDT).
Paralelo ao grupo de Saulinho, há um grupo capitaneado por Rodrigo Caldeira, ex-presidente da Câmara, reeleito com 3.587 votos e nestas eleições apoiou o rival do prefeito eleito, Pablo Muribeca (Republicanos).
Historicamente, os vereadores da Serra costumam se reunir em retiros, como sítios ou casas de praia, para ponderar a formação da Mesa Diretora
Acontece que com o encontro ocorrido hoje, promovido pelo vereador Saulinho, com a presença do prefeito eleito Weverson Meireles, em teoria já definiu o jogo, com a movimentação de 17 vereadores neste tabuleiro político, que apoiam a reeleição do atual presidente do legislativo serrano.
O vereador Antônio Carlos, que no primeiro e segundo turno apoiou o candidato Pablo Muribeca, hoje compõe o bloco que apoia a reeleição do atual presidente com apoio do prefeito eleito. Sobre esta provável e possível definição da nova mesa diretora da Câmara Municipal da Serra o vereador comentou:
“Fui eleito pelo Republicanos com 2986 votos o mais votado da grande Jacaraípe meu reduto. E sei do compromisso que o atual presidente (Saulinho) tem com o povo a prova disso foi a esmagadora votação, a maior da história. Após conversa com atual prefeito eleito e minha equipe decidimos escolher o melhor para gerir a casa legislativa por mais dois anos.”
A eleição da Mesa Diretora está prevista para ocorrer após a posse dos vereadores eleitos, no dia 1º de janeiro de 2025 e caso não ocorra nenhuma nova movimentação neste tabuleiro, Saulinho pode ser considerado reeleito presidente da Câmara Municipal da Serra.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)