Desafios Inesperados Marcam Início de Mandato para Novos Prefeitos na Região Norte

Desafios Inesperados Marcam Início de Mandato para Novos Prefeitos na Região Norte

Os novos gestores de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, no Norte do Estado, estão enfrentando uma série de crises e desafios logo nos primeiros dias de seus mandatos. Problemas antigos ressurgem e novos surgem, colocando à prova a capacidade de liderança dos recém-empossados.

Em Linhares, o prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) se viu diante do desafio urgente de conter a escalada da violência, que atingiu níveis alarmantes com 10 homicídios em pouco mais de 20 dias. A cidade enfrenta um aumento no domínio do tráfico de drogas, exacerbando a criminalidade.

Em Rio Bananal, o prefeito Bruno Pella (Podemos) enfrentou um desafio climático imediato. A cidade, conhecida por ser vulnerável a enchentes, viu-se inundada novamente nos dias 7 e 8 de janeiro, testando a capacidade de resposta do novo governo em situações de emergência. Pella decretou Situação de Emergência e está focado na reconstrução da infraestrutura danificada.

Em Sooretama, o prefeito Fernando Camiletti (Republicanos) concentrou seus esforços iniciais na resolução de um problema crônico: a escassez de água. Um sistema de captação e distribuição sucateado tem causado dificuldades há anos, impactando severamente os moradores, que enfrentaram novos episódios de falta d’água em janeiro, com menos de 20 dias da nova gestão.