Polícia Civil do ES abrirá concurso com 1.052 vagas e salário inicial de R$ 8,1 mil

A Polícia Civil do Espírito Santo se prepara para lançar, nos próximos dias, o edital de um novo concurso público com 1.052 vagas para o cargo de oficial investigador de polícia. A expectativa é de que 120 mil candidatos participem da seleção. O salário inicial é de R$ 8.171,62.
O anúncio foi feito pelo vice-governador Ricardo Ferraço em entrevista recente. “Segurança pública se faz com polícia na rua. Estaremos publicando, nos próximos dias, um novo concurso público para a Polícia Civil”, destacou.
A banca organizadora será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). O cargo foi criado em novembro de 2024 por meio de lei complementar, com o objetivo de reforçar o efetivo e modernizar a estrutura investigativa da corporação.
Vagas e etapas
Das 1.052 vagas, 682 são para ampla concorrência, 106 para pessoas com deficiência, 211 para candidatos negros e 53 para indígenas. O edital também prevê cadastro de reserva.
A seleção terá seis etapas eliminatórias: prova de conhecimentos, teste de aptidão física, exame de saúde, avaliação psicotécnica, investigação social e criminal e curso de formação profissional. Até 2.104 candidatos poderão ser convocados para a segunda fase, conforme a classificação.
Para concorrer, é necessário ter diploma de curso superior na modalidade bacharelado em qualquer área (licenciaturas e cursos de tecnólogo não serão aceitos), além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior. Quando aplicável, será exigido registro em conselho de classe.
Benefícios
De acordo com o Estatuto da categoria, o servidor poderá receber gratificações adicionais, como:
-
Gratificação de risco de vida: entre 20% e 40% do salário;
-
Gratificação de função policial civil: 30% do vencimento;
-
Gratificação de representação: concedida por lei específica.
Impacto na economia
A realização do concurso também deve movimentar a rede hoteleira do Estado. As provas acontecerão em seis municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. A previsão é de maior ocupação nos hotéis, especialmente aos fins de semana, quando geralmente ocorrem as avaliações.
“Isso representa uma receita extra em períodos que normalmente têm baixa demanda”, explicou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH-ES), Fernando Otávio Campos.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.