Cerimônia oficial marca início da atuação de agentes de saúde na Serra

Cerimônia oficial marca início da atuação de agentes de saúde na Serra

Aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Serra Sede, às 9 horas desta terça-feira (19), a recepção oficial dos novos 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 166 Agentes de Combate às Endemias (ACE), recentemente nomeados por meio de processo seletivo público.

O evento marcou o início de uma nova etapa da ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família e do Combate às Endemias na Serra. Os novos agentes também iniciaram hoje, uma capacitação com duração de um mês, para iniciarem em seus postos de trabalho.

De acordo com o prefeito da cidade, Weverson Meireles, essa conquista é fruto do planejamento estratégico do município e de um sonho da população

“O que estamos fazendo aqui hoje é mais um passo para cuidar da saúde pública da maior cidade do Estado que está crescendo e se desenvolvendo. Com todo o respeito aos outros municípios, não estamos falando de uma cidade pequena, mas de um município com mais de 600 mil habitantes. Por isso, é preciso muita dedicação de cada um de nós para que a população sinta, de fato, as melhorias contínuas e as conquistas diárias.”

A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, comemorou a chegada dos novos agentes e agradeceu ao comprometimento do prefeito para convocar os servidores no município. Segundo ela, esse momento marca a ampliação direta da presença da saúde nas comunidades, fortalecendo a prevenção e o acompanhamento das famílias.

“Sem os agentes, não seria possível ampliar a Estratégia de Saúde da Família nem chegar aos lares da nossa população. Vocês são a nossa cara diante das famílias e, quando chegam até elas, levam também a responsabilidade da nossa gestão”, afirmou.

Também estiveram presentes diversas autoridades, como a vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno; a presidente do Conselho de Saúde da Serra, Carla de Oliveira Maria; os vereadores Andreia Duarte, Professor Rurdiney e Stefano Andrade; e os superintendentes da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde, Marize Prata e Paulo Jussim.

Além deles, também foram convidados ao palco um representante dos Agentes de Saúde e uma representante dos Agentes de Combate à Endemias. Os dois comemoraram a convocação dos agentes e agradeceram à gestão pelo esforço para seguir com o processo seletivo.

Após o evento, os agentes ainda seguiram no CCI para o primeiro dia de capacitação sobre suas respectivas áreas de atuação.

O que fazem os ACS e ACE?

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é quem leva o cuidado até a porta de casa. Com base nas Unidades de Saúde do município, esses agentes visitam as famílias da região, acompanham de perto a saúde de cada morador, identificam possíveis problemas e orientam sobre prevenção.

Esse trabalhador também é responsável por organizar ações educativas e aproximar a comunidade da equipe de saúde, garantindo que ninguém fique sem atenção ou informação quando mais precisa.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Marize Prata, explica que os ACS são os olhos e os ouvidos da Atenção Básica dentro das comunidades.

“Eles conhecem cada família, acompanham a realidade de perto e ainda ajudam a transformar informação e prevenção em cuidado efetivo. É graças a esse vínculo próximo que conseguimos identificar problemas mais cedo e garantir que a população tenha acesso rápido aos serviços de saúde”, disse.

Já o Agente de Combate às Endemias (ACE) atua na linha de frente da prevenção de doenças que podem afetar toda a comunidade. Ele visita imóveis, orienta moradores, identifica e elimina possíveis criadouros de vetores, como o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com ações práticas e educativas, o ACE ajuda a manter a cidade mais segura e saudável para todos.

Segundo o superintendente de Vigilância Ambiental em Saúde, Paulo Jussim, os Agentes de Combate às Endemias têm um papel estratégico na proteção da saúde coletiva.

“São eles que atuam diretamente no controle de vetores e na prevenção de doenças, muitas vezes antes mesmo que um problema seja percebido pela população. Com esse trabalho nas ruas, de casa em casa, eles ajudam a manter nossos bairros mais seguros e a reduzir riscos que poderiam comprometer a saúde de todos.”

Os ACS e ACE se complementam em uma rede essencial para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Enquanto um cuida da saúde das famílias de forma contínua e próxima, o outro atua para eliminar riscos e proteger a população contra ameaças que podem surgir no dia a dia.

Esse trabalho integrado fortalece a qualidade de vida nos bairros, aproxima o serviço público das pessoas e ainda garante que o cuidado chegue a todos.

Fonte : Prefeitura da Serra