Mais de 1,5 mil alunos da Grande Vitória recebem certificados e kits do Programa QualificarES

Mais de 1,5 mil alunos da Grande Vitória recebem certificados e kits do Programa QualificarES

O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço participaram, nesta quarta-feira (10), da solenidade de formatura da 2ª oferta do Programa QualificarES, que certificou 1.533 alunos da Região Metropolitana da Grande Vitória. Durante o evento, também foram entregues Kits Empreendedor para formandos dos cursos práticos, como Gastronomia, Beleza, Decoração de Festas, Costura, Balonista e Unha em Gel.

O investimento do Governo do Estado nesta etapa do programa foi de R$ 7,3 milhões, incluindo custos com professores, insumos, materiais pedagógicos e kits. Apenas nesta solenidade, foram distribuídos 515 kits, que se somam a um total de 1.620 já entregues em todo o Espírito Santo, apoiando os novos negócios dos participantes.

Durante a cerimônia, Casagrande destacou a importância da iniciativa para a inclusão produtiva da população.

“É uma alegria ver vocês recebendo o diploma e, no caso dos cursos práticos, também os Kits Empreendedor. Desde que retornei ao governo, nossa meta é entregar um milhão de diplomas até o fim do mandato, alcançando 500 mil pessoas. É o maior programa de qualificação já realizado no Espírito Santo. Sabemos dos desafios, mas iniciativas como essa nos mostram que estamos no caminho certo, gerando oportunidades e abrindo portas”, afirmou o governador.

Criado em 2019, o QualificarES se consolidou como um dos maiores programas de qualificação profissional do Estado, oferecendo oportunidades em empreendedorismo, empregabilidade e inovação, e transformando a vida de milhares de capixabas.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou o papel social e econômico da iniciativa:

“O QualificarES mostra que investir em qualificação é entregar muito mais que diplomas. É oferecer oportunidades reais de transformação de vida, geração de renda e fortalecimento das comunidades. Vamos seguir ampliando esse trabalho, porque acreditamos que cada capixaba merece a chance de sonhar e realizar seus projetos por meio do conhecimento”, ressaltou.