Confira a lista de premiados da 7ª edição do FestCine Pedra Azul: “Enquanto o Céu Não Me Espera” se destaca como o grande vencedor nacional

Confira a lista de premiados da 7ª edição do FestCine Pedra Azul: “Enquanto o Céu Não Me Espera” se destaca como o grande vencedor nacional

Festival encerra com premiações que destacam a força do cinema nacional e temas de relevância social muito forte, como a ditadura militar. Lista dos vencedores internacionais também foi divulgada

O 7º FestCine Pedra Azul encerrou sua programação no último sábado (27) com uma noite de celebração ao cinema brasileiro e entrega dos Troféus Rota do Lagarto aos filmes e artistas nacionais premiados. A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Aroso Paço Hotel, contou com apresentação dos atores Priscilla Reis e Enzo Ciolini, reunindo público, profissionais da área e convidados especiais. Os vencedores das produções internacionais, por sua vez, foram divulgados na tarde da última segunda-feira (29).

Entre os longas-metragens nacionais, o destaque ficou para “Enquanto o Céu Não Me Espera”, que conquistou quatro importantes prêmios: Melhor Filme, Melhor Direção para Christiane Garcia, Melhor Atriz para Priscilla Vilela e Melhor Ator para Irandhir Santos, confirmando o impacto da produção junto ao júri do festival.

O prêmio de Melhor Roteiro de Longa foi para Ivo Schergl Jr., por “A Flor da Gigoia”, com o diretor e roteirista presente na cerimônia para receber a homenagem, vindo diretamente do Rio Grande do Sul. Emocionado, subiu ao palco e foi aclamado pelo público. A produção foi uma das produções mais aguardadas das tardes de exibição. Entre os espectadores da sessão esteve o homenageado desta edição, o ator Jackson Antunes, que emocionou os presentes com um discurso emocionantes antes do filme ser exibido.

Na categoria curtas-metragens, o grande vencedor foi “Dependências”, que levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro para Luísa Arraes. A performance de Zezé Motta em Deixa rendeu o troféu de Melhor Atriz, enquanto Antônio Fábio, de Terminal, foi reconhecido como Melhor Ator.

Entre as animações, “O Sonho de Clarice”, dirigido por Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, recebeu o prêmio principal da categoria.

O destaque da mostra de documentários foi “Um Homem Sem Rosto Resiste”, dirigido por Luiz Gonçalves, que veio de Goiânia para participar da programação. O filme revisita os anos da ditadura militar, trazendo à tona relatos de sobreviventes e momentos marcantes de resistência. Na exibição na mostra, aliás, a produção levou o público às lágrimas, arrancou aplausos de pé e revelou-se favorito na categoria.

Com exibições gratuitas, homenagens e palestrantes sobre temas importantes e atuais, o FestCine Pedra Azul reafirmou sua vocação de valorizar a diversidade do audiovisual brasileiro e de aproximar o público da produção contemporânea, encerrando mais uma edição de sucesso na charmosa região das montanhas capixabas.

Confira os vencedores nacionais e internacionais!

MOSTRA NACIONAL

LONGA-METRAGEM
MELHOR FILME
Enquanto o Céu Não Me Espera

MELHOR DIREÇÃO
Christiane Garcia –
Enquanto o Céu Não Me Espera

MELHOR ROTEIRO
Ivo Schergl Jr. – A Flor da Gigoia

MELHOR ATRIZ
Priscilla Vilela –
Enquanto o Céu Não Me Espera

MELHOR ATOR
Irandhir Santos –
Enquanto o Céu Não Me Espera

CURTA-METRAGEM
MELHOR FILME
Dependências
Direção: Luisa Arraes

MELHOR DIREÇÃO
Luisa Arraes – Dependências

MELHOR ROTEIRO
Luisa Arraes – Dependências

MELHOR ATRIZ
Zezé Motta – Deixa

MELHOR ATOR
Antônio Fábio – Terminal

ANIMAÇÃO
O Sonho de Clarice
Direção: Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho

DOC
Um homem sem rosto resiste
Direção:
Luiz Gonçalves

MOSTRA INTERNACIONAL

LONGA-METRAGEM
Under My Skin
– França
Diretor Pascal Tessaud

CURTA-METRAGEM
Jay’s Grave – Reino Unido
Diretor Justin Carter

DOCUMENTÁRIO
North, South, East, West (Episode 06)
– Espanha
Diretor Adrián León Arocha

ANIMAÇÃO
A Cloud Holding a Knife
– Canadá
Diretor Julian Iliev