Pazolini acompanha avanço das obras do Canal de Camburi, símbolo do novo turismo capixaba

Pazolini acompanha avanço das obras do Canal de Camburi, símbolo do novo turismo capixaba

As obras no Canal de Camburi, que fazem parte do projeto Vitória de Frente para o Mar e caracterizam o maior investimento em turismo da história do Espírito Santo, seguem em pleno andamento. O projeto prevê aproximadamente 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas, construído sobre a água e margeando as bordas do canal, totalizando 32 mil m² de área construída.

Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito Lorenzo Pazolini realizou uma visita técnica acompanhado do presidente da CDL, Rogério Alcântara, do Vice-presidente da Fecomércio, Claudio Sipolatti, além do secretário de Governo de Vitória, Luciano Forrechi, e do secretário de Obras, Gustavo Perin.

“Estamos diante do maior investimento em turismo da história do Espírito Santo, um projeto que vai transformar a orla, conectar pessoas, impulsionar a economia e colocar Vitória ainda mais de frente para o mar! É emocionante ver cada avanço e imaginar tudo que vem por aí: deques, ciclovias, quiosques, marinas e um espaço moderno para famílias, esportes, lazer e turismo”, destacou o prefeito.

“A visita de hoje é muito importante. Quando a gestão aproxima a sociedade civil e as entidades que representam diversos segmentos, ela permite que todos conheçam um projeto que vai transformar a realidade de Vitória, não só no turismo, mas também na economia.

O avanço das obras e a forma como estão sendo conduzidas mostram uma gestão séria, que utiliza os recursos públicos com eficiência e eficácia”, pontuou Luciano Forrechi, secretário de Governo de Vitória.

Os bairros Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luíza e Pontal de Camburi serão beneficiados com uma nova orla, que contará com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e uma travessia sobre o canal. O investimento total é de R$ 219.900.000,00.

A obra

O Canal de Camburi compreende o trecho entre a ponte Governador Carlos Lindenberg – conhecida como Ponte da Passagem – e as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela, popularmente chamadas de Ponte de Camburi. A primeira etapa contempla, ao Norte, o trecho da orla a partir da Rua Alberto Bela Rosa, no Pontal de Camburi, até as pontes; e, ao Sul, os bairros Santa Luíza e Praia do Canto.

O projeto de urbanização tem como objetivo devolver o canal à população, criando novos equipamentos e espaços públicos de convivência e lazer. Na margem Norte, além da calçada para pedestres, está prevista a implantação de uma praça para eventos e arquibancada, aproximando ainda mais o território da água.

Na margem Sul, o projeto reserva áreas para futuras edificações comerciais e uma peixaria. A proposta também inclui a construção de uma passarela de pedestres, conectando as duas margens e reforçando a integração entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luíza.

Durante a visita técnica, o presidente do CDL Vitória, Rogério Alcântara, destacou a qualidade da execução do projeto e a dimensão da transformação que está em curso na capital. Ele ressaltou que a obra prepara Vitória para mudanças de diferentes frentes, fortalece a integração de serviços e cria novas oportunidades que devem impulsionar a economia e o turismo.

“É uma transformação importante para Vitória, que prepara a cidade para as mudanças que virão. Toda a integração de serviços e as novas oportunidades que estão sendo criadas ali vão trazer impactos muito positivos para a economia capixaba.

É um projeto de grande qualidade, que vai fortalecer o turismo e gerar novas matrizes de receita, trazendo ainda mais oportunidades para nossa capital e para todo o Estado”, disse.


VEJA TAMBÉM…