Vitória realiza primeira reunião do ano da Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional

Vitória realiza primeira reunião do ano da Câmara de Segurança Alimentar e Nutricional

Vitória recebeu, na última semana ( 21 a 23 de janeiro) a visita de representantes da Rede ColaboraAPS, iniciativa estratégica da Fiocruz (ENSP) e do Ministério da Saúde. Ao todo, 11 profissionais apresentaram experiências exitosas em Atenção Primária à Saúde realizadas nos municípios de Gaspar e Florianópolis (SC), Maringá (PR), Fortaleza (CE), no encontro promoviso pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Como parte da ação, um dos locais de visitação para intercâmbio entre profissionais de saúde foi a Unidade Básica de Saúde da Ilha das Caieiras. No local, a equipe pôde ver de perto as atividades desenvolvidas pelos profissionais residentes que atuam na comunidade, bem como os benefícios dessa integração entre ensino, gestão e assistência para a qualificação do SUS.

Articulação

O município de Vitória, por meio de parcerias com instituições de ensino, é cenário para as residências Multiprofissionais e residências médicas de Psiquiatria, Clínica Médica, Pediatria e de Medicina de Família e Comunidade. Dessa forma, a visita técnica à rede municipal de saúde da capital é uma oportunidade para observar como a formação em serviço qualifica o SUS na prática. E toda a regulação deste campo de prática entre os equipamentos de saúde os institutos de ensino é realizada pela Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS).

“Vitória foi escolhida para esta visita porque nossa rede oferece o ambiente ideal para demonstrar como a formação em serviço qualifica o SUS na prática. A parceria entre a Semus, a Escola Técnica e o ICEPi transforma nossas unidades em modelos de excelência para outros estados e municípios”, destaca a diretora da Escola Técnica de Saúde de Vitória (ETSUS), Josenan Alcântara.

Rede Fiocruz

A Rede ColaboraAPS, iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e Ministério da Saúde, constitui-se como um espaço nacional de cooperação, intercâmbio e aprendizagem entre experiências inovadoras no campo da Atenção Primária à Saúde (APS), orientada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), da equidade, da participação social e da produção compartilhada de conhecimento em saúde. Os objetivos da Rede ColaboraAPS convergem para o apoio às experiências que qualificam a APS, promovendo trocas interinstitucionais, visibilidade nacional e incidência na formulação de políticas públicas.

Fonte : Prefeitura de Vitória