Município promove seminário e impulsiona a economia solidária nesta terça-feira

Município promove seminário e impulsiona a economia solidária nesta terça-feira

Vila Velha volta a colocar a economia solidária no centro do debate sobre desenvolvimento social e geração de renda. Nesta terça-feira (10), o Dia Municipal de Economia Popular e Solidária será comemorado com a realização do seminário “Da formação ao mercado: o Centro Público de Economia Solidária como motor de transformação social”.

O evento acontece das 8h às 12h, no Auditório do Parque Urbano Duque de Caxias, reunindo gestores públicos, empreendedores, educadores populares e representantes de coletivos produtivos de Vila Velha.

O evento é aberto ao público e integra as ações do município de Vila Velha para fortalecer e consolidar a economia popular solidária como caminho de inclusão social, geração de trabalho e renda, e de construção de uma cidade mais justa, onde o crescimento não deixa ninguém para trás.

 Programação

A programação começa com acolhimento e café da manhã, seguido de apresentação cultural e abertura. O ponto alto do evento será a debate temático sobre o papel do Centro Público de Economia Solidária como ferramenta de inclusão produtiva, formação cidadã e acesso ao mercado.

O debate – que também inclui em pauta a proposta de se construir, em Vila Velha, uma sede para o Centro Público de Economia Solidária – contará com a palestra de Rafael Aquiles, agente de Educação Popular em Economia Solidária do Programa Paul Singer, referência nacional no tema, além da mediação de Sheila Rodrigues, vice-presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária. A participação de Dettmann Mendes, executiva da Rede Vilavelhense de Economia Solidária (Revivesol), também está garantida.

Oportunidades concretas

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, a iniciativa reforça a discussão sobre as políticas públicas da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, que vão além do discurso e entregam oportunidades concretas para quem quer empreender de forma coletiva e sustentável, em Vila Velha.

“A economia solidária é um instrumento poderoso de desenvolvimento econômico e social, que gera renda, promove autonomia e cria redes de cooperação, cumprindo um papel estratégico – que é conectar formação, produção e mercado, especialmente para quem mais precisa –, para incentivar e ampliar a atuação de artesãos, cooperativas, associações coletivas e grupos produtivos, no mercado de Vila Velha”, destaca.

A coordenadora de Economia Popular Solidária de Vila Velha, Karine Helmer, ressalta que o seminário simboliza o amadurecimento dessa política no município.

“Estamos falando de pessoas que transformam talento e trabalho em dignidade. A proposta de criação de um Centro Público representa uma demanda antiga, que inclui a construção de um espaço de acolhimento, capacitação e articulação, para fortalecer nossos grupos produtivos e ampliar seus horizontes. Diante disso, posso afirmar que esse seminário será uma importante oportunidade para a troca de experiências, novos aprendizados e grandes avanços coletivos”, afirma.

Serviço

Seminário/tema: “Da formação ao mercado: O Centro Público de Economia Solidaria como motor de Transformação Social”
Data: 10 de fevereiro de 2026
Local: Auditório do Parque Urbano Duque de Caxias, no Centro
Horário: Das 8h às 12h

Programação

– 8h30 – Acolhimento com um Café da manhã.
– 9h30 – Apresentação Cultural.
– 9h45 – Mesa de Abertura com saudação aos participantes.
– 10:15 – Mesa: O Centro Público de Economia Solidaria como motor de Transformação Social
– Palestrante: Rafael Aquiles – Agente de Educação Popular em Economia Solidária do Programa Paul Singer
– Moderador: Sheila Rodrigues – Vice-presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária
– Debatedor: Dettmann Mendes – Executiva da Rede Vilavelhense de Economia Solidaria
11:30 – Debate
12:00 – Encerramento

Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Texto: Claudio Figueiredo