Palestra sobre saúde mental no trabalho é realizada pela prefeitura de Vila Velha
“Sofrimento Mental no Trabalho: Diálogos Possíveis”. Este foi o tema apresentado na tarde desta quinta-feira (13) para os servidores, no auditório da prefeitura de Vila Velha. A roda de conversa foi promovida pela Secretaria de Administração, em alusão ao abril verde.
A psicóloga Roberta Belizário Alves foi a palestrante convidada pela coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da Semad, que promoveu o evento.
De acordo com a professora da UFES, várias são as formas de se diagnosticar o problema no ambiente de trabalho, como pressão por metas, violência, falta de comunicação, assédio moral e relacionamentos, dentre outros fatores que podem desencadear algum tipo de transtorno.
“A saúde mental no trabalho é uma questão ainda muito pouco falada e debatida. Eu considero esta roda de conversa promovida pelo município uma iniciativa muito importante. Ainda existe muito preconceito a respeito desta temática. Existem fatores no trabalho que podem potencializar o problema e que devem ser trabalhados”, finalizou a psicóloga.
O objetivo do Abril Verde é conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, que é comemorado no próximo dia 28. O símbolo do movimento é um laço verde.
Segundo o secretário de administração, Rodrigo Magnago, a palestra teve por objetivo produzir reflexões sobre a forma como o trabalho, enquanto determinante social, pode produzir saúde, sofrimento ou adoecimento, alertando sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, bem como suas formas de prevenção.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.