Círculo da Leitura” na próxima quinta-feira (4)

Círculo da Leitura” na próxima quinta-feira (4)
Foto: Reprodução.

Na próxima quinta-feira (4), a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim promove, por meio do projeto “Viagem pela Literatura”, mais uma edição do “Círculo da Leitura”.

A atividade, que acontece a partir das 14h30, na sede da instituição, que fica no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico de Vitória, tem por objetivo promover o estímulo à prática da leitura por meio da análise de fragmentos de obras de inúmeros escritores.

A convidada desta edição é a escritora Noélia Miranda, que irá explorar o texto “Os quadrinhos com protagonismo negro: conhecendo nossos heróis e heroínas”, do escritor Gió Araújo.

Gió

Geonias Ribeiro de Araújo, conhecido como Gió, é cartunista, tirista, chargista, ilustrador e escritor de literatura infantil e infantojuvenil.

Nascido em Montanha, cidade do extremo norte do Espírito Santo, na divisa com a Bahia e Minas Gerais, é formado em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Desenho.

Seu primeiro livro foi “A Caixa de Contos”, que conta três contos infantis com parceria com seu primo Charles Araújo.

Em 2007 publicou o livro “Imbróglio Capixaba”, que reuniu 11 cartunistas capixabas. Em 2011, por meio do Edital para Criação e Publicação de Histórias em Quadrinhos da Secult, lançou o “Quadrinhos Afins” com várias histórias em quadrinhos e tirinhas com seus personagens.

Gió é ilustrador de várias literaturas de escritoras e escritores que trazem o protagonismo de personagens negros e negras. É diretor da editora Nsoromma, que tem o objetivo de alavancar a literatura afro-brasileira no cenário capixaba, trazendo narrativas e personagens que valorizam a negritude.

Sobre a leitora guia

Noélia Miranda é escritora, professora da rede pública de ensino de Vitória e mestra em Educação. Autora de Literatura Afro-Brasileira e Indígena, possui quatro obras publicadas: “Zacimba Gaba”, “Zabelê o pássaro encantado”, “Zacimbinha princesa sapeca e guerreira” e “Natalino pretinho pretinho”.

Fonte: Prefeitura de Vitória