Itens como remédios, documentos e roupas são encontrados no mar de lama por moradores afetados pelas chuvas

Itens como remédios, documentos e roupas são encontrados no mar de lama por moradores afetados pelas chuvas

Pilhas e mais pilhas de móveis, brinquedos, sapatos, roupas e outros objetos estão pelas ruas da cidade de Mimoso do Sul

As chuvas intensas que atingiram a região Sul do Espírito Santo no último sábado (23) deixaram um rastro de destruição na cidade de Mimoso do Sul. As águas entraram nas casas, nas lojas, escolas, hospitais, e carregaram tudo o que havia pela frente.

Nesta segunda-feira (25), dois dias depois da enxurrada, o que ainda se vê pelas ruas do município são pilhas e mais pilhas de roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, documentos, brinquedos, cadernos e outros objetos, até mesmo remédios. No meio desse mar de lama, pessoas tentam localizar e recuperar o que encontram.

De acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil, a cidade foi a segunda onde mais choveu no Estado, com 228 mm em um intervalo de apenas 24 horas.

Remédios no meio da lama

O repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record, está na cidade e flagrou funcionários do Centro de Saúde de Mimoso do Sul limpando a unidade.  Usando rodos e vassouras, foram tirando a lama de dentro do local e contaram que no meio de toda a sujeira estão muitos remédios e prontuários médicos.

A praça central do município se tornou um ponto de apoio e de encontro para moradores. Ali, as pessoas afetadas recebem água, comida, roupas e itens de higiene pessoal. A praça virou um dos pontos para entregar para a população que está precisando as doações que chegam de todo o Estado. 

A cidade continua em situação de emergência e, pelo menos, 17 pessoas morreram em decorrência das chuvas no município.

Além das vidas humanas perdidas e dos inúmeros danos materiais, outra situação chama a atenção e preocupa: muitos animais estão abandonados, com fome e sede, em meio à lama e escombros deixados pela tragédia.

Na manhã desta segunda-feira, o fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares, percorreu as ruas da cidade e deparou-se com alguns dos vários animais que também necessitam de acolhimento e assistência.

“Vamos começar a receber alimentos para pets. Quem tem pet sabe como eles são amados, então não podemos esquecer deles. Vamos tentar viabilizar doações e mandar para eles também”, explicou ele.

Os pontos de doações de alimentos, água, roupas e itens de higiene estão distribuídos nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Alegre, Iconha, Muqui, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, São Gabriel da Palha e Serra.

Fonte: Folha Vitória