Mais de 140 Cães Resgatados pela Polícia em Canil Irregular no ES

Mais de 140 Cães Resgatados pela Polícia em Canil Irregular no ES

Segundo a Polícia Civil, os animais estão com lesões de pele, otite, escaras, úlceras de córnea e contaminados por ectoparasitas

Cerca de 145 cães, a maioria de raça, foram resgatados com sinais de maus-tratos em um canil irregular descoberto na estrada de Biriricas, zona rural de Viana.

A ação, realizada nesta quarta-feira (03), resultou na prisão de um homem, identificado como Uefton José dos Santos Ferreira, de 38 anos, responsável pelo canil.

Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu após o recebimento de uma denúncia anônima. Além da PM, também foram até o local fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Viana e uma médica veterinária.

Os animais, que eram das raças York Shire, Buldogue Francês, Shih-Tzu, Spitz, Biewer Terrier, Chihuahua e Poodle, estavam com lesões de pele, otite, escaras, úlceras de córnea e contaminados por ectoparasitas.

Além de estarem aglomerados, os animais estavam sem carteira de vacinação, não havia estrutura adequada para higienização do espaço, foi verificado o armazenamento inadequado de seringas e de medicamentos injetáveis.

Segundo a Polícia Militar, os animais não foram retirados do espaço, isso porque “havia uma quantidade elevada de cães”.

Com isso, foi dado um prazo de sete dias para a realização de ajustes, conforme autos de infração confeccionados pela fiscal da Prefeitura de Viana.

Além disso, também havia um papagaio Chauá, espécie ameaçada de extinção, que estava em cativeiro.

A Polícia Civil informou que o suspeito, de 38 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Cariacica e autuado em flagrante por maus-tratos a animais domésticos. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Já o local foi autuado pela prefeitura, que também identificou muita sujeira e animais com excesso de pelos. O responsável alega que um novo espaço está sendo construído no sítio para melhorar o tratamento dos cães.

A reportagem demandou a Prefeitura de Viana e a CPI dos Maus Tratos para mais informações da operação.