Oficinas de teatro de bonecos abordaram temas sobre sustentabilidade em Aracruz (ES)
As oficinas do “Bonecos em Ação” contaram com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final das oficinas, os alunos apresentaram para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em Aracruz (ES), o projeto contemplou uma turma de 35 crianças. Além da realização de uma palestra pertinente ao tema sustentabilidade e arte educação através do uso de materiais recicláveis e suas reutilizações, transformando esse material que iria para o lixo em personagens de teatro de bonecos para crianças.
O projeto contou também com ações de acessibilidade cultural com a inserção de intérprete de Libras nas oficinas e nas apresentações .
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Bonecos em Ação” tem a produção da Sancell, apoio da SSP e Incentivar Produções, com patrocínio da Imetame e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Instituições que receberam as estruturas e oficinas:
EMEF “Prof° Bárula Neves dos Santos”
Sobre a IMETAME: A Imetame nasceu de uma iniciativa empreendedora do jovem torneiro mecânico Etore Selvatici Cavallieri, quando ainda trabalhava na antiga Aracruz Florestal-ES. Na época, Etore identificou uma oportunidade de negócio nos serviços excedentes de usinagem e soldagem, que eram terceirizados e, em 17 de agosto de 1980, num pequeno galpão de 50m², surgiu a Imetame Metalmecânica, a primeira empresa do Grupo, que chamamos carinhosamente de “empresa mãe”. Desde então, os negócios foram expandindo e diversificando e, atualmente, a sede da Imetame em Aracruz – ES ocupa uma área de 412.200 m² e nossos colaboradores atuam por todo o país.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Contato para pautas:
Vira Comunicação – [email protected] – (19) 3367-1233
Sophia Castro – [email protected] – (19) 99186-4616
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui