Pazolini organiza a festa de aniversário da cidade mais impressionante, Vitória 473 anos, que reuniu 50 mil pessoas em três dias de programação

Pazolini organiza a festa de aniversário da cidade mais impressionante, Vitória 473 anos, que reuniu 50 mil pessoas em três dias de programação

Os munícipes, turistas e visitantes da cidade viveram três dias de festa na capital em comemoração aos 473 anos de Vitória celebrados no último domingo (8). A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) organizou uma programação de shows na Praça do Papa que reuniu 50 mil pessoas nos últimos dias 6, 7 e 8.

Depois de receber artistas como Anderson Freire, Orquestra Camerata Sesi, Banda da Guarda Municipal e Alceu Valença, ontem (8) foi a vez das “Divas” Michele Freire, Dona Fran e Flavinha Mendonça e da dupla João Neto e Frederico fecharem a festa “Vitória 473 anos”.

As meninas mesclaram rock, sertanejo e axé e colocaram o público para dançar e cantar a partir das 18 horas. Dona Fran, deu início a apresentação que seguiu com Michele Freire, Flavinha Mendonça e terminou com as três unidas no palco.

“Hoje viemos além de nos apresentar, demonstrar o poder da mulher na cultura”, bradou Flavinha.

Por volta das 20 horas, João Neto e Frederico assumiram o palco da cultura esbanjando carisma e colocando a multidão para cantar grandes sucessos das suas carreiras e também de outros artistas.

Quem aproveitou a farra foram as amigas Viviane Galvão e Fabiana Guimarães. Ambas dentistas, vieram de Goiânia, Goiás, para o estado para prestar um concurso público e ao saberem da programação, não deixaram de prestigiar.

“Hoje pela manhã tivemos prova, não deu pra vir no sábado, mas fizemos questão de comparecer nesse domingo. Os shows estão incríveis e a organização da festa está de parabéns”, disse Viviane.

Na avaliação do secretário municipal de Cultura, Edu Henning, a festa foi um absoluto sucesso.

“Reunimos um grande público nesses dias de festa, mas, além disso, conseguimos entregar um evento de qualidade. A cada festa, procuramos novas tecnologias, buscamos o que temos de mais moderno e vamos aperfeiçoando a nossa estrutura. Detalhe: sem aumentar os custos. Esse ano, por exemplo, conseguimos fazer bem mais com um orçamento bem menor do que o de 2023. Acredito que todos estamos de parabéns junto com Vitória. Saiu tudo conforme o planejado e o público, sempre receptivo, abraçou essa festa feita com tanto carinho”, declarou.

Outro ponto alto da festa foram os 18 desenhos do concurso “Meu Presente para Vitória”, realizado com estudantes com deficiência das escolas da rede municipal de ensino, exibidos nos telões do palco, totens e em outros elementos visuais da festa.

A professora Marilza Favoreto Pereira, do município de Cariacica, elogiou a iniciativa.

Está tudo muito lindo e organizado. Desde a programação até a estrutura da festa. Os envolvidos estão de parabéns.

Emprego e renda

Os números da festa “Vitória 473 anos” também foram expressivos na geração de empregos diretos e indiretos, mais de 500. E estima-se que cerca de 1.000 pessoas trabalharam nos três dias de evento.

Quem aproveitou para fazer um “a mais” foi o comerciante Anderson Roberto de Souza, que comercializou espetinhos variados no evento.
“Pra gente essas festas representam muito! Tiramos um dinheiro bom, um extra que faz a diferença. Deu bastante gente e vendemos além do esperado”, comemorou.

Além do palco completo, com tecnologia de ponta, a festa “Vitória 473 anos” recebeu uma ampla estrutura para atender ao público.

Para a ocasião, uma área de alimentação foi montada com 30 barracas além de Food Trucks que comercializaram os mais diversos alimentos e bebidas.

Também foram instalados 200 banheiros químicos no local.

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) contou com reforço de efetivo para o patrulhamento ostensivo e viário no evento e nas redondezas.

Equipes da Guarda de Vitória também estiveram atentas às infrações de condutores.