Treinamento sobre prevenção de crime envolve servidores da PMV

Treinamento sobre prevenção de crime envolve servidores da PMV

Com o intuito de aprimorar habilidades e conhecimentos no planejamento de intervenções no espaço urbano e qualificar o ambiente para aumentar a sensação de segurança, na região da Orla Noroeste, servidores da Prefeitura Municipal de Vitória estão dedicando-se a um curso especializado em Prevenção do Crime, por meio do Desenho Ambiental.

A metodologia adotada, conhecida como CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design, em inglês), abrange uma série de estratégias baseadas em boas práticas nacionais e internacionais, com o propósito de capacitar os participantes a realizar diagnósticos e propor intervenções que tornem os espaços públicos menos propícios para atividades criminosas.

“Uma das grandes vantagens que eu vejo nesta formação é que ela envolve várias Secretarias que possuem interrelações nas políticas públicas que estabelece o Programa da Orla Noroeste. Diante desta qualificação profissional, nós temos muito mais condições de atingir os objetivos estabelecidos com o BID e também garantir que o cidadão receba a melhor qualidade do serviço público ofertado pela Prefeitura Municipal de Vitória”, destacou Luciano Forrechi, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.

Dentre as principais estratégias abordadas durante o curso, destacam-se a Vigilância Natural, que se refere à importância de ver e ser visto em espaços públicos; a Territorialidade, que envolve apropriação dos espaços pela população; e a Manutenção que diz respeito à limpeza e ao cuidado que deve ser dirigido aos espaços depois das obras. São as mesmas estratégias que estão sendo fomentadas em cidades como Brasília, Sidney e Perth na Austrália.

O curso é ministrado pelo Tenente-coronel PM Isângelo Senna da Costa, lotado na Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, professor do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar (PMDF) e doutor e mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília.

“O treinamento que estamos conduzindo envolve agentes de diferentes setores com diferentes saberes e níveis de atuação. Além de capacitar os servidores na metodologia CPTED, estamos tendo a oportunidade de que eles trabalhem em equipe desde os primeiros momentos do curso”, destacou o tenente coronel.

Multidisciplinaridade

O curso aborda temas multidisciplinares, como psicologia social para a prevenção criminal, criminologia ambiental, comportamento humano e design ambiental. A programação inclui atividades teóricas e práticas.

“Para além do conteúdo, muito pertinente por sinal, a oportunidade de discutir e refletir o espaço urbano de forma interdisciplinar, com representantes de outras áreas que possuem atuação na cidade, traz ao planejamento urbano maior musculatura para qualificar o desenho urbano para cada vez mais obtermos espaços capazes de mediar a relação entre as pessoas de uma forma saudável” disse Anna Claudia Dias Peyneau, Subsecretária de Gestão Urbana.

A expectativa é que o conhecimento adquirido nesse curso de Prevenção do Crime por meio do Desenho Ambiental contribua significativamente para a melhoria da segurança pública em Vitória, resultando na criação de espaços públicos mais seguros e acolhedores para toda a população.

Fonte: Prefeitura de Vitória.