11 prefeitos são competitivos à reeleição nas capitais, mostram pesquisas

11 prefeitos são competitivos à reeleição nas capitais, mostram pesquisas

Levantamento elenca as pesquisas mais recentes e considera nomes em 1º lugar ou empatados nessa posição Na imagem, arte ilustrativa com os Estados que têm prefeitos competitivos nas capitais. As pesquisas eleitorais mais recentes em 20 capitais brasileiras mostra que 11 prefeitos estão atualmente em 1º lugar ou empatados dentro da margem de erro nessa posição na disputa pela reeleição em 2024. Lorenzo Pazoline, prefeito da Capital Metropolitana do espirito Santo, aparece com uma considerável diferença entre o segundo colocado.

Levantamento com as pesquisas eleitorais mais recentes em 20 capitais brasileiras mostra que 11 prefeitos estão atualmente em 1º lugar ou empatados dentro da margem de erro nessa posição na disputa pela reeleição em 2024. Esses nomes que se caracterizam como candidatos competitivos. São eles:

  • Adriane Lopes (PP), prefeita de Campo Grande (MS);
  • Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa (PB);
  • JHC (PL), prefeito de Maceió (AL);
  • David Almeida (Avante), prefeito de Manaus (AM);
  • Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre (RS);
  • João Campos (PSB), prefeito de Recife (PE);
  • Tião Bocalom (PP), prefeito de Rio Branco (AC);
  • Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ);
  • Eduardo Braide (PSD), prefeito de São Luís (MA);
  • Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo;
  • Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito de Vitória (ES)

O 1º turno das eleições de 2024 será em 6 de outubro. Os levantamentos elencados acima são uma fotografia do momento. Os citados são potenciais nomes que podem concorrer às prefeituras. Nem todos foram lançados pré-candidatos oficialmente…

METODOLOGIA

Para elencar as pesquisas eleitorais em todas as capitais, foi feito uma pesquisa em jornais locais e na internet em geral –pelo Google. Foi considerado sempre o 1º cenário estimulado dos estudos mais recentes, com metodologias conhecidas e dos quais foi possível verificar a origem das informações, desde que realizados a partir de setembro.

Há também casos em que empresas de pesquisas não divulgaram a íntegra de estudos realizados por elas, impossibilitando a checagem dos dados. Nessas situações, a pesquisa escolhida foi a 2ª mais atual.

OBSERVAÇÕES E RESPONSABILIDADES

Os dados de intenções de voto estimulados (com apresentação de nomes dos candidatos aos entrevistados) são compilados a partir dos resultados de pesquisas eleitorais divulgados pelas próprias empresas e por veículos de comunicação. Os resultados apresentados são de total responsabilidade técnica e metodológica das empresas de pesquisas que realizaram os levantamentos. Esclarecimentos adicionais podem/devem ser obtidos no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada Estado, no TSE ou nas próprias empresas de pesquisa.