O sucesso da inauguração do Espaço Residência MAR

O sucesso da inauguração do Espaço Residência MAR

Aconteceu em Manguinhos município de Serra no último fim de semana, a primeira edição do Espaço Residência MAR.

Pensado para ser um lugar de compartilhamento de experiências artisticas, assim como, diálogo entre produtores culturais e artistas do estado e de fora, o MAR cumpriu seu objetivo nessa edição Zero.

Durante dois dias ,as palestras dos participantes convidados,assim como a interação com o público presente, que contou com vários artistas e produtores de Arte o deu o tom do evento.

Criado pelo Artista Capixaba Paulo Vivacqua, pode-se dizer que  esse é um espaço inovador e construído de forma colaborativa, a muitas mãos.

Alguns artistas e produtores culturais que prestigiaram o evento, fizeram questão de externar suas opiniões.

 

Thais Hilal

 

Sobre  a experiência da abertura da Residência artistica do Paulo Vivacqua em Manguinhos, eu só posso aplaudir. Uma iniciativa interessante, fundamental e necessária para o Espírito Santo.

Acho que essa relação da experiência artística é fundamental para o desenvolvimento da carreira de qualquer artista, iniciante ou não.

Gostei muito de todas as falas em especial da Aline Yasmin em relação ao trabalho que ela vem desenvolvendo fora do País e o alcance dela, focada na questão da residência artística.

Importante também a fala da Patrizia D’Angelo uma artista do teatro e do cinema que resolveu ser artista plástica trazendo uma diversidade enorme nesse campo e obviamente o próprio Paulo Vivacqua falando do trabalho dele.  Acho esses encontros muito ricos.

Eu enquanto galerista ,já fiz várias residências artísticas no mosteiro Zen Budista em parceria com o mosteiro e a Secult e posso dizer que todos que por lá passaram foram,de alguma forma beneficiados pelo evento que aconteceu num local diferenciado que foi o mosteiro Zen Budista.

Parabenizar Paulo Vivacqua, Elaine Pinheiro e todos que, de alguma forma, contribuíram para esse acontecimento.

 

Mônica Nitz

O evento Conversas sobre Arte superou todas as minhas expectativas. Estar reunida com artistas e realizadores com currículo tão extenso e maduro nos propiciou trocas sobre processos criativos riquíssimas.

Impactou fortemente meu olhar de mundo e inspiração artística ouvir cada um que se apresentou ali, dividindo com tanta generosidade suas trajetórias e formas de pensar e fazer arte.

Eu ter optado por ficar os dois dias de evento hospedada no Espaço Residência MAR em convivência com os artistas e a natureza ao redor ampliou essa interação, possibilitando construir laços de amizade e trocas de experiências que somente uma imersão como essa pode propiciar.

 

João Cóser

Sabe quando algo acontece e realmente deixa uma marca? O primeiro espaço Residência MAR,idealizado por Paulo Vivacqua e Ricardo Sá, aconteceu nesse fim de semana e foi uma experiência intensa e enriquecedora,repleta de conexões significativas.

O mais especial goi sair do grande centro e vivenciar tudo isso tendo   o mar tranquilo de Manguinhos como cenário.

O estado precisava de um espaço assim  e desejo vida longa a esse projeto que trouxe tantas trocas valiosas.

 

Paulo Vivacqua

A edição zero do espaço residencia MAR, surpreendeu minhas expectativas sobre o que ia acontecer e a dinâmica do encontro, assim como a recepção dos participantes.

Uma primeira observação que me veio à mente, foi que a residência convivência dos artistas, já iniciou logo com uma apresentação impecável e generosa das falas dos artistas e produtores e agentes do processo artístico. A diversidade de abordagens e generosidade de detalhes e, como bem observou Álvaro de Abreu, a discussão dos seus “segredos” e troca de conhecimentos e percepção; essa diversidade de pontos de vista, de escuta, e singularidade entre todos, participantes e artistas produtores da arte, foi definitivamente algo que me surpreendeu bastante, ver ouvir e sentir a vitalidade e o interesse do encontro.

Ainda estou processando tudo que aconteceu, mas foi bastante rico e eu só posso ser grato a todos que tornaram possível e especialmente Ricardo Sá que foi tão gentil com todos nós em auxiliar na produção do evento.

Acredito sim que esse pontapé inicial foi bem sucedido e  isso vai levar agora à próxima edição 01 e iniciar com consistência e leveza a viagem desta nau MARR, nesse oceano de encontros e possibilidades.