56 mil procedimentos oftalmológicos são realizados no Norte do Espírito Santo

56 mil procedimentos oftalmológicos são realizados no Norte do Espírito Santo

Com mais de 56 mil atendimentos no ano de 2023 – entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos – o serviço de oftalmologia implementado pelo Programa Saúde Fácil, da Secretaria da Saúde (Sesa), é uma referência para o tratamento e prevenção de doenças oftalmológicas na região Norte do Espírito Santo. No mesmo período, 241 pessoas foram beneficiadas pelo Programa de Órteses e Próteses Oculares e receberam óculos de forma gratuita.

Em funcionamento no Hospital Municipal de Conceição da Barra (HMCB) desde 2021, o Saúde Fácil fortalece a política de regionalização do acesso à saúde do Governo do Estado.

O superintendente Regional de Saúde (SRS) de São Mateus, Edilson Monteiro, destacou que o programa atende às demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais perto da casa e diminui o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas. “Esse é um serviço muito importante para a região Norte, para que as pessoas façam tratamento e acompanhamento mais perto de casa”, frisou Monteiro, ao garantir a continuidade do serviço em 2024.

No último ano, de janeiro a dezembro, foram realizadas 22.613 consultas oftalmológicas, 22.069 exames e 12.270 procedimentos cirúrgicos pelo programa no Norte do estado, com investimento de R$ 8 milhões.

Ao todo, foram oferecidas 32 modalidades de exames e cirurgias, sendo os mais frequentes os de retinografia (2.291), que verifica o fundo de olho, e campimetria (2.153), que detecta anormalidades no campo visual. A cirurgia mais frequente foi a facoemulsificação, uma das técnicas de retirada de catarata, com 6.947 procedimentos realizados.

 

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve ser primeiro avaliado pelo médico da Unidade de Saúde de referência no município de domicílio. Depois disso, o paciente é cadastrado e passa a integrar a fila para regulação. Assim que a vaga é disponibilizada, o cidadão é agendado para ser avaliado pelo médico especialista.

 

Faltas

Para aumentar a eficiência do programa, Monteiro ressaltou a importância de os usuários agendados comparecerem às consultas e procedimentos marcados pelo Sistema Estadual de Regulação. As faltas sem aviso prévio, mesmo após a confirmação da presença, acarretam no aumento do tempo de espera de outras pessoas que estão na fila para receber atendimento especializado, além de prejudicar o próprio usuário, pois terá que aguardar por uma nova consulta.

Para lembrar os usuários dos procedimentos agendados, a Secretaria da Saúde (Sesa) envia um SMS com informações sobre a consulta para o paciente, com a data, horário e orientação para a retirada do comprovante de agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, que deve ser feita em até cinco dias antes do agendamento.

Para o envio do comunicado, é utilizado o número de telefone cadastrado no sistema da unidade de saúde. Por isso, é muito importante que o usuário mantenha os dados pessoais atualizados.

 

Programa de Órteses e Próteses Oculares

Mais um passo do Governo do Estado na garantia do acesso à saúde foi iniciado por meio da Superintendência Regional de Saúde Norte, em São Mateus, no final de setembro no Centro Regional de Especialidades (CRE), o Programa de Órteses e Próteses Oculares, que beneficiou com óculos gratuitos 241 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente deve ter a prescrição para o uso de óculos fornecida por um oftalmologista do SUS, emitida no prazo máximo de seis meses. Depois disso, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde de referência no seu município para fazer o agendamento com o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

 

Fonte: Governo do Estado.