A cidade de Vitória é destaque como modelo de sucesso em vacinação, no evento nacional sobre imunização no SUS

A cidade de Vitória é destaque como modelo de sucesso em vacinação, no evento nacional sobre imunização no SUS

A experiência exitosa de Vitória na imunização da população segue se destacando no cenário nacional. Dessa vez, uma representante da Saúde da capital apresenta seu o de sucesso na vacinação entre adolescentes e jovens adultos na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, compartilhando com demais cidades brasileiras as estratégias e resultados que a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória alcançou. O evento começa nesta segunda (18) e segue até a quarta-feira (20), em Brasília.

Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério, vai apresentar as principais ações desenvolvidas que permitiram aumentar as coberturas vacinais contra o HPV e meningocócica, entre adolescentes, e as vacinas Covid-19 e Influenza em adultos jovens.

Algumas das estratégias foram:

  • Criação do Plano Municipal para Recuperação das Metas de Coberturas Vacinais com aprovação no Conselho Municipal de Saúde;
  • Ampliação da equipe central para apoio aos territórios e formação de equipe volante para escola, evitando sobrecarga nas equipes de saúde;
  • Parcerias intersetoriais com instituições de ensino, assistência social, Ministério Público e outros setores da rede municipal de saúde;
  • Fortalecimento de ações de saúde de vacinação em ambiente escolar para incentivar a imunização e combater a desinformação sobre as vacinas, além de aproximar as unidades de saúde e as unidades escolares.

Essas atividades garantiram que a cobertura vacinal em HPV aumentasse entre as meninas e entre os meninos, tanto na primeira dose da imunização como também na segunda. Em apenas um ano, a ampliação subiu entre 32 e 48 pontos percentuais.

Percentual de cobertura vacinal das vacinas HPV e Meningocócica C/AWCY nos anos de 2022 e 2023 em Vitória

Além de melhorar os indicadores de vacinação, essas estratégias aproximaram as equipes de saúde dos territórios da comunidade escolar.

“Continuaremos ações em parceria com as instituições de ensino, fortalecendo a educação em saúde e a vacinação escolar, com foco na sensibilização de pais e educadores”, afirma Tatiane.

A experiência de vacinação de adolescentes e jovens adultos em Vitória foi uma das indicações apresentadas na Plataforma ImunizaSUS como exemplo de Experiência de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais.