A gestão de Pazolini resultará em um aumento de 392% nas consultas e exames de otorrinolaringologia em Vitória
Para garantir atendimentos de saúde de forma mais rápida e com qualidade, além de um diagnóstico preciso aos moradores de Vitória, nesta quarta-feira (27), a PMV assinou o contrato que garante um aumento de 392% na oferta de consultas e exames especializados em otorrinolaringologia. Ao todo, serão ofertadas 11.993 procedimentos, sendo 8.803 exames e 3.190 consultas por ano em otorrinolaringologia e, pela primeira vez o município vai ofertar os exames de audiometria, logoaudiometria, imitanciometria e potencial evocado (Bera).
A assinatura do contrato ocorreu na sala de reuniões do Palácio Municipal e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, do diretor técnico da Santa Casa de Vitória, Tiago Pansini, do representante da Clínica Polimed, Allan Rizetto, da coordenadora de Educação Especial, Carla Gagno, da Coordenadora da Atenção Especializada, Liana Antonucci Reis, lideranças comunitárias, representantes do Conselho de Saúde e outras autoridades.
“Vitória tem se destacado no cenário nacional. Temos a melhor saúde pública do Brasil e estamos dando mais um salto de qualidade no atendimento aos nossos munícipes. De acordo com a Organização Munidal de Saúde, até 2050, um em cada quatro pessoas terão dificuldades auditivas. Isso mostra que a política pública tem que ser assertiva, chegar antes da doença, chegar antes da necessidade de atendimento, e atuar com foco na prevenção. Nós estamos expandindo a oferta em quase 392%. Isso é muito importante para a nossa cidade. Nós vamos ter oportunidade agora de ter um diagnóstico mais preciso. Com esse contrato vamos zerar essa fila, que hoje é de 7.500 pessoas”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Paozlini.
“Hoje, são ofertadas 648 consultas e vamos ampliar para 3.190 consultas por ano. Uma ampliação de 392% na oferta. A nossa missão é proporcionar cuidado com excelência, qualidade e acolhimento, facilitando o acesso à saúde, conforme as políticas públicas. Estamos comprometidos em considerar o tempo de espera como indicador de qualidade, conforme o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça. Já reduzimos em 70% as filas de espera e visamos eliminá-las completamente, muito em breve”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
A coordenadora da Atenção Especializada, Liana Reus, falou sobre os resultados esperados com a oferta dessa especialidade. “Estamos muito otimistas e emocionados com essa oferta, porque realmente vai fazer a diferença na vida das pessoas. Uma novidade que teremos é a triagem auditiva nas escolas por meio do Programa de Saúde Escola. Se necessário, o estudante será encaminhado para a consulta com o otorrino e os exames necessários, trabalhando a linha de cuidado. Com essa oferta teremos a intervenção precoce, pois, ao identificar alguma alteração logo na infância, nos primeiros meses de vida, é possível reverter ou minimizar. Além disso, esperamos ter o diagnóstico preciso, com os exames especializados, tratamento adequado, um acompanhamento regular e contínuo, prevenção de complicações e a melhoria da qualidade de vida dessa população”, destacou.
Para ser atendido, o morador deve ir até a Unidade de Saúde de referência. Após avaliação, se necessário, o paciente será encaminhado para a consulta com o especialista.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.