A Praça da Bandeira, localizada em Santo Antônio, passará por uma reurbanização que vai ampliar a área destinada aos pedestres

A Praça da Bandeira, localizada em Santo Antônio, passará por uma reurbanização que vai ampliar a área destinada aos pedestres
Edital do Projeto Executivo de Engenharia e Execução das Obras de Reurbanização da Praça da Bandeira

A Praça da Bandeira, localizada em frente ao cemitério do bairro Santo Antônio, passará por uma reforma que vai deixá-la ainda melhor! O local, que atualmente encontra-se em mal estado de conservação e com espaços subutilizados, ganhará mais opções de lazer, entretenimento e convívio social. O edital para as intervenções foi lançado nesta quarta-feira (11), na sede da PMV.

Entre as intervenções no espaço de quase 2 mil m², está a reurbanização das vias e das calçadas, o rearranjo das vagas de estacionamento, o nivelamento da praça, a valorização da área central, a instalação de áreas de vivências e permanência sombreadas, a renovação da iluminação pública e do mobiliário urbano, a reforma do sistema de drenagem, entre outras intervenções.

O valor do orçamento é de R$ 2.087.405,68 para 240 dias de intervenções. A demanda está contemplada no “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, o maior investimento da história da capital, que tem como objetivo ampliar e modernizar equipamentos públicos de infraestruturas urbana, ambiental, cultural, esportiva e de lazer.

Durante o lançamento o prefeito Lorenzo Pazolini falou sobre a importância da reurbanização para a população. “Iniciamos os investimentos em Santo Antônio com a macrodrenagem, que era a demanda mais urgente. Fizemos a cobertura da praça de Caratoíra e reformamos as escadarias do bairro com o propósito de requalificar as áreas urbanas, mas sempre com o objetivo de atender aos anúncios da população”, disse o prefeito.

“Vamos ampliar o uso da praça pelas pessoas. Ele vai se tornar mais um espaço de convivência harmônica, atraindo moradores, que vão poder estar ali diariamente, alguns visitando, passeando, outros praticando atividades físicas e outros tirando o sustento das suas famílias. É assim que nós vamos construir a cidade, é assim que agirá o sentimento de unidade, o sentimento de igualdade”, explicou Pazolini.

A vice-prefeita eleita para a próxima gestão e coordenadora da equipe de transição, Cris Samorini, disse ver com satisfação a equipe da Prefeitura de Vitória trabalhar para aprimorar o uso dos espaços públicos. “Parabéns por conseguirem complementar e contemplar este espaço, ele será muito bem utilizado pelos moradores de Santo Antônio”, afirmou, dirigindo-se as arquitetas autoras do projeto. “A ressignificação da praça trará mais renda para os comerciantes e mais qualidade de vida para os frequentadores”, completou.

O projeto foi apresentado pela arquiteta da secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) Melissa Passamani, que representou a equipe da secretaria. “Nosso objetivo é apropriação da praça com prioridade para o pedestre. Mudamos o paisagismo sem retirar árvores. Equalizando áreas de pavimentos e arborização, pensando nas mudanças climáticas. O estacionamento ficará no mesmo nível da praça, deixando o espaço fica mais flexível, permitindo usos múltiplos”, resumiu.

O vereador Duda Brasil, morador do bairro, lembrou que a Prefeitura de Vitória investe mais de R$ 200 milhões em obras no bairro. Cada uma das obras que a administração do prefeito Lorenzo Pazolini faz no bairro resulta em qualidade de vida para os moradores. A cobertura de uma quadra permite que novos talentos nos esportes sejam descobertos e aprimorados, por exemplo”, comemorou.

O projeto de reforma da praça da Bandeira prevê:

  • Reurbanização das vias com substituição do asfalto por piso intertravado de concreto retangular, ou similar, promovendo assim a redução da velocidade dos veículos que ali circulam, sobretudo na av. Santo Antônio.
  • Reurbanização das calçadas com especificação de piso antiderrapante e não trepidante nas faixas de percursos e prevendo rampas nas esquinas e faixas de pedestres, podendo ser elevadas, em conformidade com o decreto municipal 15.200/2011.
  • Rearranjo das vagas de estacionamento de veículos e implantação de baia de ônibus para o ponto existente.
  • Nivelamento da praça, excluindo assim todos os degraus e rampas existentes que não favorecem a livre circulação de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.
  • Valorização da área central da praça, em especial aos mastros para hasteamento de bandeiras.
  • Previsão de áreas de vivência e permanência preferencialmente sombreadas.
  • Renovação da Iluminação Pública.
  • Renovação do mobiliário urbano.
  • Reforma do sistema de drenagem.
  • Paisagismo e incremento de arborização. As árvores serão mantidas e as serão plantadas 135 mudas de sete espécies de arbustos e grama.