A presidência da OAB-ES passa a ser ocupada por Érica Neves
Será a primeira vez, em 92 anos, que a OAB será comandada por uma mulher
A advogada Érica Neves foi eleita como a nova presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) pela advocacia capixaba para estar à frente da Ordem para o triênio (2025-2027). Pela primeira vez em 92 anos, a OAB-ES será comandada por uma mulher.
Recebida por seus apoiadores, na sede da Seccional Capixaba da OAB, a advogada Érica Neves, agora presidente desta seccional, foi ovacionada e, literalmente carregada por seu time de apoiadores
“É a maior honra que eu já tive na vida. Sou muito honrada em ser a primeira mulher a comandar a Ordem. Estou muito emocionada, não consigo falar direito”, disse Érica, visivelmente emocionada
Érica venceu a eleição da OAB-ES numa votação online com 53,08% dos votos válidos e desbancou o atual presidente, José Carlos Rizk Filho,que teve 32,59% dos votos. Já o advogado Ben-Hur Farina, apoiado por Homero Mafra ficou em terceiro lugar, com 14,33% dos votos válidos.
Ben-Hur enviou uma nota:
“A caminhada chegou ao fim, mas nossa luta por uma OAB mais plural, inclusiva e representativa continua. Agradecemos a cada advogado e advogada que acreditou em nossas propostas e esteve ao nosso lado nessa jornada”, diz trecho da nota.
Ele também disse que vai seguir em união: “Seguiremos unidos, firmes e comprometidos com os valores que nos trouxeram até aqui. A força da união e da coragem de acreditar na mudança nunca será esquecida”.
Já o até então presidente, José Carlos Rizk, utilizou as redes sociais para se manifestar:
“Encerramos esta campanha com serenidade e o sentimento de dever cumprido. Embora o resultado não tenha sido o que esperávamos, tenho imenso orgulho do legado construído durante nossa gestão à frente da OAB-ES. Desejo que a nova gestão honre e cuide desse legado, pois ele é patrimônio de todos nós, advogados capixabas, e representa o alicerce de uma Ordem cada vez mais forte e próxima da advocacia.”
A eleição também foi para escolher os presidentes das subseções. O grupo do atual presidente Rizk venceu em mais subseções, mas o grupo de Érica venceu nas maiores, como na Região Metropolitana. Ben-Hur não emplacou aliados em nenhuma subseção.
Pode-se dizer que além de uma campanha aguerrida, a matemática foi a maior aliada de Érica, uma vez que às vésperas das eleições o grupo do advogado Neffa Júnior abriu mão de sua chapa para apoiar Érica.
A Eleição on-line tem a maior votação histórica da Seccional, com 86% de participação de advogados e advogadas. A advogada, que concorreu pela Chapa 10 “A OAB que você quer”, obteve 8.790 votos (que corresponde a 53,08% dos votos válidos).
Ao lado de Érica Neves e do vice-presidente Carlos Augusto Motta Leal, tomarão posse em 2025 o secretário-geral, Eduardo Santos Sarlo; a secretária geral-adjunta, Brunhara Biazati Helal, e o tesoureiro, José Antônio Neffa Junior.
Além da nova Diretoria da OAB-ES, foram eleitas as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAES), das 24 Subseções no Estado, além dos novos Conselheiros(as) estaduais e federais.
Apesar de não ter sido eleito, Rizk deixa um legado inquestionável de fortalecimento e amplicação da OAB no Espírito Santo. Em seus dois mandatos militou pela reestruturação econômica da Ordem e incentivou a advocacia jovem., promoveu diversos eventos de formação e capacitação.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.