Ações de fortalecimento da segurança são discutidas no gabinete de gestão integrada em Viana
Manter os vianenses seguros! Esse é o principal objetivo da reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Durante a reunião realizada nesta quinta-feira (10), foram apresentados dados da segurança registrados no mês de julho.
Novas metas de segurança pública foram traçadas para o mês de agosto, além da apresentação de dados das ações realizadas pelas forças de segurança no município.
Entre os dados apresentados, o destaque vai para a redução de crimes contra o patrimônio. Além disso, foram apresentados os dados das ações realizadas pela Guarda Civil Municipal de Viana e Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin).
Durante os 7 meses de 2023, o número de homicídios em Viana caiu 54,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Houve também diminuição no número de crimes contra o patrimônio. Entre os dados destacam-se os números de furtos em estabelecimentos comerciais, que caiu 50%; roubo a transporte coletivo, que caiu 76,47%; e o roubo em residência/condomínio, que caiu 100%.
Em julho, a Guarda Civil Municipal de Viana realizou 1200 visitas tranquilizadoras, 70 ocorrências atendidas, 39 cercos táticos, além de apoio a eventos de outras secretarias. Durante as operações, 693 drogas ilícitas foram apreendidas e 24 suspeitos conduzidos à delegacia.
Durante o mesmo mês, a Coifin auxiliou na segurança do vianense. Os integrantes da comissão alcançaram 2328 pessoas, 68 estabelecimentos foram fiscalizados, 75 notificações/orientações emitidas, 14 denuncias verificadas e 4 itens foram apreendidos e descartados.
“Planejamos nossas ações com diálogo e estratégia em parceria com as forças de segurança que fazem de Viana uma cidade mais segura a cada dia. Os resultados alcançados na nossa cidade são reflexo do trabalho dedicado das nossas equipes, que atuam diariamente para garantir a segurança e o bem-estar da população”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
A reunião contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do secretário de Defesa Social Enoni Erlacher e representantes das policiais Militar, Civil, Federal e Penal, Corpo de Bombeiros Militar Defesa Civil e Guarda Civil Municipal de Viana.
Defesa Civil de Viana atua na prevenção de desastres naturais
Durante a reunião, os representantes da Defesa Civil de Viana debateram as ações voltadas para à prevenção de desastres naturais, como construção de muros de contenção em Nova Belém, Bom Pastor e Ipanema.
Outro destaque no debate foram as ações de macrodrenagem desempenhadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, que já apresentam resultados, uma vez que, mesmo após fortes chuvas, nenhum desastre natural foi registrado no município.
Fonte: Prefeitura de Viana.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.