Alunos do CMEI Jacyntha Ferreira de Souza Simões visitam ECBH em manhã de muita emoção

Alunos do CMEI Jacyntha Ferreira de Souza Simões visitam ECBH em manhã de muita emoção

Esta semana foi marcada por muita emoção e aprendizado para um grupo de crianças do CMEI Jacyntha Ferreira de Souza Simões,situado em Goiabeiras Velha.

A partir de um trabalho em sala de aula feito pelas Professoras Andrea Cristina Ferreira Lopes e Fabíola Fraga, com a coordenação da Pedagoga Marlene Busato,os pequenos puderam fazer todo o percurso da Escola de Ciência, Biologia e História de Vitória,em especial a réplica da Escultura de Dona Domingas, recentemente doada a escola pelo LEENA ( laboratório de pesquisa e extensão em Arte da UFES).

Sobre mais essa celebração do espaço de Dona Domingas e da ECBH como território de Disseminação da Educação,Cultura e Arte, o Professor Cirillo, coordenador do LEENA afirma ser um momento especial em que as crianças do município de Vitória através da secretaria de Educação e da ECBH adquirem em grande medida,esse sentido de pertencimento ao celebrar a presença da réplica da Escultura de Dona Domingas,uma cidadã comum que viveu na capital capixaba assim como grande parte deles.

Professor Cirillo, coordenador do LEENA

 

“Despertar nos pequenos a possibilidade de se reconhecer na figura de Dona Domingas, Professora Ernestina e tantos outros heróis de Vitória, é,em última instância,a consolidação de sua própria identidade” afirma o Professor.

Ainda sobre Dona Domingas,a Doutoranda em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisadora da obra Fabíola Fraga, nos convida a refletir sobre a importância dessa mulher para além do Monumento:

Fabíola Fraga, Doutoranda em Artes pela Ufes e Pesquisadora da obra

 

“Dona Domingas foi uma mulher negra, pobre, Periférica,Catadora de papel e que trabalhou com dignidade até o fim da vida para garantir o sustento de seus familiares.Não se trata de uma mendiga, tampouco de um personagem fictício. Nossas crianças tem o direito de saber sobre ela e se orgulharem da força dessa senhora “

Localizado em uma região de ampla riqueza cultural,o CMEI Jacyntha,sob a direção da Professora Jussara Matias, trabalha de forma recorrente as questões regionais assim como o sentimento de pertencimento dos pequenos levando em conta toda a amplitude e riqueza da capital.

A ECBH é um centro de ciência, cultura e Educação que destaca a natureza e a cultura regional através de uma exposição centrada em temáticas capixabas.

O acervo possui maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados e espécies vivas em aquários, dentre outros elementos.

A ECBH foi inaugurada em 13 de novembro de 2001 e é administrada pela Prefeitura Municipal de Vitória através da Secretaria de Educação.Grupos formados por mais de 10 pessoas precisam agendar a visita com antecedência..

A visitação é gratuita. O agendamento é feito pelo telefone ou na própria unidade

Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo) –
Telefone: (27) 3332-1612