Ampliação do Bike Vitória: usuários têm à disposição 25 novas posições de devolução em cinco estações

Ampliação do Bike Vitória: usuários têm à disposição 25 novas posições de devolução em cinco estações

A capacidade de recebimento das bicicletas compartilhadas está em ampliação em cinco estações do Bike Vitória e, dessa forma, houve aumento de 25 posições para devolução das bikes. A intenção foi impulsionar o crescimento do número de viagens nos pontos de maior movimentação. Atualmente, Vitória conta com 35 estações do Bike Vitória.

A estação 23, 360 graus, na Praia do Canto, que tinha capacidade para 12 bicicletas, passou a comportar 21 bikes, por ser uma das mais demandadas na capital. A Estação 9, que fica no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), passou de oito para doze posições.

Já a estação 18, na baia de skate, na Praia de Camburi teve a capacidade aumentada de 8 para 12 posições, e na 22, em Bairro República, o aumento ocorreu da mesma forma também indo a 12 posições. Na Fábrica de Ideias, a estação 24 também já conta com mais quatro pontos para que os usuários deixem suas bikes depois do uso.

Rotatividade

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, algumas estações apresentaram lta rotatividade, o que indicou demanda elevada e a necessidade de expansão do ponto de entrega, o que foi feito.

“Com o aumento das posições, o sistema já atende melhor aos usuários com mais posições disponíveis e atingindo um maior número de pessoas e melhoria do serviço”, avaliou Alex Mariano.

Previsão

Na capital, os usuários do Bike Vitória deverão ter, pelo menos, mais três novas estações de bicicletas em 2023: uma na praça Sagrada Família, em Jardim Camburi; outra na praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha, e mais uma estação que ficará em Santa Luiza.

Atualmente, o Bike Vitória conta com mais de 170 mil usuários cadastrados. As 32 estações destinadas aos adultos e as três estações dedicadas às crianças são. O sistema possui 220 bicicletas adultas disponíveis e, para a alegria dos pequenos, 30 bicicletas infantis.

Central

O Bike Vitória é composto por Estações inteligentes, estrategicamente distribuídas pela cidade e conectadas a uma central de operações por meio de tecnologia wireless. Essas estações são alimentadas por energia solar.

As pessoas cadastrados têm a praticidade de retirar uma bicicleta utilizando o aplicativo em seus smartphones. Ao término de seu percurso, podem devolvê-la em qualquer uma das Estações do projeto.

Mobilidade

Desde a sua implantação, o Bike Vitória já teve mais de 1,5 milhões de viagens realizadas por adultos e mais de 25 mil viagens feitas por crianças. Cerca de 550 toneladas de gases poluentes foram evitadas graças ao projeto.

“As Estações do Bike Vitória ficam localizadas nos principais pontos da cidade, proporcionando uma solução de transporte eficiente para pequenos trajetos e facilitando a mobilidade urbana”, comemorou Alex Mariano.

O Sistema de Bicicletas Compartilhadas, Bike Vitória é um projeto que proporciona, na capital, uma alternativa de transporte sustentável, saudável e ecologicamente correto. Idealizado pela Prefeitura de Vitória é operado pela empresa Serttel e conta com o apoio da Unimed e Sicoob.

Fonte: Prefeitura de Vitória.