Análise do Avanço das Obras do Centro para Pessoas com Deficiência em VV
As obras no Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, em Araçás, Vila Velha, estão a todo vapor e já em fase de acabamento. A secretária de Obras e Projetos Estruturantes Menara Cavalcante durante uma entrevista à BandNews FM Espírito Santo, nesta quinta-feira (25), confirmou a antecipação da entrega.
No contrato, a conclusão das obras está prevista para setembro deste ano. No entanto, a secretária assegura que, considerando o ritmo de execução do trabalho, a entrega será adiantada. A fundação já foi concluída, e a obra está atualmente em fase de acabamento. Em março, o prefeito Arnaldinho Borgo anunciou em entrevista à BandNews FM que a entrega está programada para junho.
“Temos a expectativa de zerar a fila de espera para atendimento de pessoas com necessidades especiais. Portanto, esta obra é realmente muito importante não apenas para a cidade, mas também para a gestão, que tem dedicado grande atenção a ela. Queremos antecipar a entrega porque sentimos a urgência e a prioridade de abrir essas novas vagas de atendimento”, pontuou Menara.
A obra, iniciada em julho de 2023, prevê o investimento de R$ 22 milhões e terá área edificada de quase cinco mil metros quadrados. O centro integrado contará com um centro educacional e centro de vivência, além de quadra poliesportiva, área externa para estacionamento, praça com bancos e brinquedos, praça para as famílias e um centro de atendimento psicossocial.
Serão oferecidos serviços de fonoaudiologia, pediatra, psicologia, clínico geral, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, neurologia, núcleo jurídico, nutricionista, serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação.
“Essa obra conta com tudo o que foi sonhado pelas mães que têm filhos com necessidades especiais. E está ficando exatamente como projetamos. Portanto, esperamos antecipar o prazo de entrega desta obra, embora o prazo contratual seja até setembro deste ano”, ressaltou a secretária.
APAE DE VILA VELHA
Entre as instituições que podem ocupar o espaço está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (Apae). Atualmente, a instituição atende 465 famílias. Caso seja a escolhida, poderá triplicar a capacidade.
Atualmente, a Apae de Vila Velha está localizada em uma casa alugada e não tem espaço para expandir. “Nesse momento, não temos condições de aumentar nossos atendimentos para atender essa demanda. Vamos participar do chamamento público do Centro Integrado Familiar para pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo na expectativa de conseguir sair do aluguel e poder ampliar a capacidade”, comenta a coordenadora geral da Apae Vila Velha, Maria Eliza Martins de Melo.
A Apae de Vila Velha trabalha em dois turnos com programas diferenciados com três pilares: assistência social, saúde e educação especializada. O Centro Clínico oferece acompanhamento individual ou em pequenos grupos, visando o desenvolvimento sistêmico das potencialidades e inclusão social. Na área pedagógica, tem programas voltados ao desenvolvimento psicomotor que ajudam a despertar interesses e habilidades cognitivas, sociais e comportamentais.
Fonte: ES 360
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.