Carro zero km fortalece Instituto Luiz Braille na coleta de doações
O Instituto Luiz Braille (Ilbes), referência capixaba no atendimento de pessoas com deficiência visual, acaba de ganhar um carro novinho. A entrega da caminhonete branca, modelo Fiat Strada, aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na sede da Organização da Sociedade Civil (OSC), em Bento Ferreira, Vitória.
O veículo, que custou cerca de R$ 115 mil, foi comprado graças à verba de emenda federal (R$100 mil), com o valor residual complementado pela Prefeitura de Vitória.
Sempre bem-humorado, o presidente do Ilbes, Manoel Peçanha do Nascimento, agradeceu a doação à deputada federal Soraya Manato, representada pelo vereador Leonardo Monjardim, e ao prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.
“Quando olhei nos seus olhos pela primeira vez, lá em Jardim Camburi, eu sabia que teria um amigo. Estou muito feliz porque esse veículo nos ajudará a recolher as doações que recebemos e precisamos. E gostei muito da cor branca”, disse Manoel, arrancando risos durante o evento.
Tempo de empatia
Na pequena cerimônia de entrega da caminhonete, o prefeito Pazolini destacou o compromisso da cidade com a inclusão verdadeira de todos os moradores.
“Hoje vivemos um tempo de empatia; e este é o resultado de um trabalho conjunto. Estou feliz porque temos a certeza de que esse veículo terá grande importância para o trabalho do instituto”, afirmou Pazolini.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Silva Schulz, agradeceu a todos os que contribuíram para esta entrega.Cintya destacou o empenho dos servidores das secretarias de Ação Social (Semas) e de Gestão e Planejamento (Seges) durante os processos de compra, licitação e de aporte financeiro do município, necessário em função da alta no custo dos veículos.
“Essa entrega tem um simbolismo grande porque vai ajudar o instituto. Graças à emenda e aos recursos do município, hoje estamos aqui, com esse veículo novo, emplacado e pronto para ser usado pelo instituto”, disse.
O pequeno Gabriel
Atualmente, mais de 200 pessoas são atendidas pelo Instituto Braille, que funciona em Bento Ferreira, Vitória. Há 70 anos, a ONG acolhe deficientes visuais e suas famílias, com uma serie de atividades.
Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos podem fazer cursos de informática, aulas do Sistema Braille e atividades de estimulação e reabilitação, que auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo.
Uma das famílias atendidas no local é a do pequeno Gabriel, de 6 anos. Ele nasceu com deficiência visual, tendo estrabismo, baixa visão e catarata congênita.
Gabriel, que está no Instituto Braille desde os 11 meses, tem um complicador. Ao fazer uma cirurgia na visão, ele quase faleceu porque foi então que a família descobriu que ele tem alergia à anestesia geral.
“O instituto é tudo pra nós. Tenho 4 filhos e só ele tem deficiência visual. Quando ele nasceu, eu não sabia o que fazer. Mas desde que estamos aqui, ele se desenvolveu muito. Ele aprendeu a ver as cores, a sentir os cheiros, a se adaptar e interagir”, conta a mãe, Ana Ferri.
Gentil e atencioso, o pequeno Gabriel tem acompanhamento escolar na rede municipal de Vitória, na escola Maria Estela Novaes, em Estrelinha. “A escola é muito boa e o que ele aprende lá, ajuda nas atividades do Braille”, ressaltou Ana.
Para se manter, o Instituto Braille recebe recursos federais e municipais, além de doações.
Conheça e ajude o ILBES!
Onde fica: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 2430, Bento Ferreira, Vitória. Telefone: (27) 3227-1430.
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.