Cavalo é atropelado na Avenida Carlos Lindenberg; Prefeitura reforça proibição de animais de grande porte em vias públicas

Cavalo é atropelado na Avenida Carlos Lindenberg; Prefeitura reforça proibição de animais de grande porte em vias públicas

Na manhã desta quinta-feira (4), um cavalo foi atropelado por um carro enquanto circulava pela Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha. O animal recebeu atendimento no local e foi encaminhado para uma clínica veterinária.

Equipes da Rondas Ambientais e Rurais (ROAR), da Guarda Municipal, atuaram na ocorrência, interditando duas faixas da via durante o resgate. O trânsito já foi totalmente liberado.

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, tanto o motorista quanto o animal são considerados vítimas. O acidente ocorreu em função do descumprimento das leis municipais nº 6.385/2020 e nº 6.544/2021, que proíbem a criação e a circulação de animais de médio e grande porte em áreas urbanas e vias públicas, incluindo o transporte de cargas.

A administração municipal orienta a população a denunciar casos como criação irregular de cavalos, bois, porcos ou carneiros em área urbana, uso de cavalos para puxar carroças, transporte de cargas, utilização de animais em extração ilegal de areia ou ainda animais soltos em vias públicas. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 162.

Quem descumpre a lei está sujeito a multas de até R$ 32 mil por infração, além da perda da posse do animal. O responsável também pode responder por maus-tratos, crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998.