Confira para quais cargos você vai votar nas eleições em outubro

Confira para quais cargos você vai votar nas eleições em outubro

Os eleitores já devem se preparar. Nos próximos meses, mais de 2,8 milhões de capixabas irão às urnas para votar nos seus candidatos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Ter consciência em cada voto é muito importante. Afinal, são os escolhidos por meio das eleições que vão representar as suas necessidades e os seus valores, no Espírito Santo e no Brasil.

São muitos cargos, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar.

Ainda dá tempo de relembrar qual a função de cada um deles!

Sistema Eleitoral Brasileiro

Nosso país tem dois sistemas eleitorais: majoritário e proporcional.

Presidente, governador e senador – obedecem o sistema majoritário. Isso significa que vencem os mais votados, considerando os votos válidos. São excluídos os nulos e em branco. Geralmente, essas disputas são definidas em primeiro turno.

E quando acontece o segundo turno? Quando nenhum dos candidatos consegue metade (50%) + 1 dos votos válidos no primeiro turno. Assim, os dois mais votados vão para o segundo.

Deputado federal e deputado estadual – obedecem o sistema proporcional. Assim, o eleitor pode votar tanto no candidato ou no partido. As vagas são distribuídas de acordo com o número de votos recebidos por cada partido / coligação. O cálculo é feito por meio do quociente eleitoral.

Deputado Estadual

O Espírito Santo tem 30 deputados estaduais. Eles são os nossos representantes na Assembleia Legislativa, eleitos a cada quatro anos. A principal função destes cargos é legislar, ou seja, elaborar leis.

O deputado estadual é quem propõe, emenda ou altera projetos de lei que representem os interesses da população. Ele também avalia projetos encaminhados por outros deputados, pelo governador, ou por instituições como Ministério Público e o Poder Judiciário.

O deputado estadual também propõe destinação de recursos para municípios; julgar as contas prestadas pelo governador; fiscalizar a execução da ação do governo, orçamento e contratos.

Deputado Federal

O Brasil tem 513 deputados federais, eleitos a cada quatro anos.

As vagas são divididas por estados de acordo com o tamanho da população de cada um. Por isso, nosso Estado tem 10 deputados federais na Câmara, em Brasília.

O deputado federal propõe novas leis e altera ou revoga as já existentes – inclusive da nossa Constituição.

Os representantes da Câmara aprovam o orçamento da União e fiscalizam a aplicação dos recursos públicos. Eles também podem apresentar emendas que encaminham verbas para seus estados e municípios.

Os projetos e medidas apresentados pelo presidente da república são analisados e votados na Câmara, e depois encaminhados para o Senado.

Senador da República

O Brasil tem 81 senadores – três de cada estados e do Distrito Federal.

Diferentemente dos outros cargos, cada vaga do Senado tem eleições a cada oito anos. Em 2022, escolheremos apenas um Senador, já que em 2018 elegemos dois para a vaga.

O senador é um representante de seu estado. Entre as suas funções, estão: fiscalizar e aprovar projetos vindos da Câmara dos Deputados, antes de serem encaminhados para análise e aprovação do presidente; integrar comissões fundamentais para nossa democracia, como Direitos Humanos, Meio Ambiente ou CPI da Pandemia; propor leis e alterações na Constituição.

Os senadores também precisam analisar para aprovar, ou não, indicações para cargos como direção do Banco Central e Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Governador do Espírito Santo

O chefe do executivo estadual é uma função muito valiosa para o povo. É o governador quem vai guiar o Espírito Santo para os caminhos necessários, enxergar e melhorar a realidade do povo, e ainda articular relações com o governo federal e os municípios capixabas.

O governador do ES: comanda a Polícia Militar e a Polícia Civil; tem responsabilidade sobre estradas e transportes intermunicipais; administra hospitais, hemocentros e atendimentos de alta complexidade; destina recursos para a educação, administra o Ensino Médio público e até mesmo pode gerenciar sistemas prisionais.

Mas as funções não param por aí. O chefe do executivo capixaba também define o orçamento estadual e direcionamento de verbas; e busca recursos junto ao governo federal para o ES.

Presidente da República

O representante público de cargo mais elevado do país é o presidente da república. Por isso, ele deve ser o principal articulador da vontade e das necessidades do povo.

O presidente é, assim, o responsável pelos caminhos que o país irá tomar nas áreas de economia, meio ambiente, saúde e social. Por exemplo, a criação de políticas e programas sociais, decisões de recuperação econômica, entre outras.

Para isso, precisa submeter planejamento e gastos do país ao congresso. Ele também é obrigado a prestar contas anuais aos deputados e senadores.

O cargo é responsável pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, por nomear ministros do STF, do Tribunal de Contas e da Advocacia Geral da União.

Confira, agora, a ordem de escolha na urna eletrônica nestas eleições:

– Deputado federal (quatro dígitos)

– Deputado estadual (cinco dígitos)

– Senador (três dígitos)

– Governador (dois dígitos)

– Presidente da República (dois dígitos)

Dica: leve anotados os cargos, números e nomes de cada candidato.

 

Reprodução Folha Vitória