Conscientização sobre beber e dirigir é prioridade da Guarda Municipal na Lei Seca

Conscientização sobre beber e dirigir é prioridade da Guarda Municipal na Lei Seca

Com foco na redução de danos causados pelo consumo de bebida alcoólica no trânsito, e destacando os 15 anos da Lei Seca, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), realiza ações de conscientização e fiscalização nos principais bairros da capital.

Durante toda a semana, haverá ações para conscientizar os munícipes sobre os riscos e as consequências de dirigir com efeito de álcool no sangue. O objetivo é diminuir o índice de condutores transitando sob efeito de bebida alcoólica nas ruas e avenidas de Vitória.

Nesta segunda (19), os agentes simularam um acidente de trânsito na orla de Camburi, o que despertou a atenção de todos que passavam pelo local. Na manhã desta terça-feira (20), os agentes realizaram as abordagens em Santo Antônio, realizando entrega de brindes aos condutores e conscientizando sobre os riscos de beber e dirigir. No local, a simulação de uma batida também permitiu que os motoristas entendessem a importância de seguirem as normas previstas em lei.

Mais ações

Nesta quarta-feira (21), Jardim da Penha será o bairro que receberá as orientações da Guarda. Até sexta-feira (23), outras ações de fiscalização e conscientização serão feitas pelos agentes.

“O condutor, quando está sob efeito de bebida alcoólica, não coloca apenas a sua vida em risco, mas sim a de todos que estão no trânsito. Por isso é tão importante a campanha de conscientização, dessa forma eles conseguem visualizar a tamanha gravidade, e consequentemente, não fazê-la”, comentou Brunno Xavier, gerente de Fiscalização de Trânsito.

 

“Com o objetivo de orientar os condutores sobre os riscos que envolvem a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículos e como esse mau hábito pode causar acidentes de trânsito, como alguns com óbitos, durante a abordagem a gente faz um bate-papo com o condutor e demonstra a importância de dar atenção à causa”, disse Moisés, coordenador da Guarda Municipal de Trânsito de Vitória.

Balanço

A Guarda Municipal de Vitória atua em toda a região com trabalho preventivo e ostensivo. De janeiro a maio de 2023, foram registradas 84 operações de fiscalizações em todo o município, com objetivo de reduzir os riscos no trânsito. Nelas, 6.390 condutores foram abordados. Deles, 1.497 foram notificados com Auto de Infração. As principais causas que levam estas notificações são recusas (429) e embriaguez (6).

Fonte: Prefeitura de Vitória.