Crianças são surpreendidas por experiências incríveis em projeto educativo

Crianças são surpreendidas por experiências incríveis em projeto educativo

Envolver as crianças em atividades lúdicas, proporcionando diversas experiências com o intuito de tornar o aprendizado mais leve, rico e agradável. Essa é a proposta do projeto de sala “Os piratinhas do bem em um mar de descobertas”, desenvolvido com 40 crianças dos grupos 5B e C, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, que fica no bairro Pontal de Camburi.

A ideia é que os pequenos embarquem em uma viagem em busca de descobertas explorando os espaços externos do Cmei, uma vez que são locais em que as crianças têm muito para observar, aprender e ensinar, segundo as professoras Ana Paula Milagres e Sabrina Moura, responsáveis pelas atividades.

Assim, elas propuseram diversas atividades que envolvessem os cinco sentidos humanos. Para trabalhar o tato e a visão, elas confeccionaram uma caixa tátil e, com uma venda nos olhos, as crianças precisavam descobrir algumas características de objetivos inseridos na caixa. Dessa forma, puderam explorar texturas, tamanhos e formas.

Além disso, em uma roda de conversa foi explicada a importância do tato para despertar a sensação de calor e frio. Utilizando um cubo de gelo, as professoras provocaram diversas situações de curiosidades e descobertas sobre o objetivo, gerando muita curiosidade e diversas indagações por parte das crianças. Uma oficina de slime também fez muito sucesso com as turmas.

Pequenos detetives

Ainda aproveitando as áreas verdes do Cmei, as crianças vivenciaram uma atividade em que usaram lupas para trabalhar a visão e, como verdadeiros detetives, tiveram liberdade para explorar os espaços e fazer diversas descobertas, conhecendo o ambiente, texturas, vegetação, insetos e muito mais.

Para trabalhar o paladar e o olfato, as professoras montaram um “varal sensorial”, onde colocaram sacolinhas com produtos que exalam odores e aromas, como temperos, óleos essenciais, sementes e plantas. Assim, as crianças passavam pelo local e relatavam o que conseguiam identificar.

“Acreditamos que a criança aprende brincando e interagindo com o objeto de estudo, fazendo parte do processo, ou seja, sendo protagonista. Por isso vimos nas atividades propostas a oportunidade de mostrar a elas na prática o que estávamos estudando e dando a oportunidade de relatarem suas experiências vivenciadas”, afirmam as professoras.

Protagonismo infantil

Ainda trabalhando o paladar, foi realizada uma degustação de alimentos. Produtos como mel, cacau, sal e tomate foram utilizados para proporcionar aos pequenos o contato com os sabores azedo, amargo, doce e salgado. Também houve uma roda de conversa sobre a importância de provar e conhecer variados tipos de alimentos.

Para ampliar ainda mais o protagonismo das crianças enquanto produtores do conhecimento, foi realizada uma atividade entre turma, de forma que as crianças pudessem trocar experiências, relatando as vivências que tiveram para os colegas. Vale ressaltar que durante todo o projeto foram oportunizados momentos para que os pequenos conversassem sobre as suas descobertas com os pares.

Satisfação

Para a equipe pedagógica o projeto foi importante para trabalhar diversas questões pertinentes ao desenvolvimento das crianças, tudo isso de forma prazerosa, lúdica e atrativa, de forma que fosse garantida a efetiva participação dos pequenos.

“É muito gratificante observar o aprendizado acontecendo de maneira tão leve, tão especial. A cada nova experiência dava para ver no rostinho deles o encantamento e a alegria de estar ali vivendo aquele momento”, pontuou a professora Ana Paula Milagres.

“É realmente incrível oportunizá-los a levantar seus próprios questionamentos e através da experimentação chegar a suas próprias conclusões. Eles puderam vivenciar na prática o que lhes foi levado a conhecimento e ver o resultado de suas descobertas estampados em seus rostos é encantador!”, reforçou a professora Sabrina Moura

A pedagoga Helen Lemos explica que na Educação Infantil a criança é considerada como sujeito de direitos, sendo protagonistas em seu processo de aprendizagem. “A criança se apropria dos conceitos por meio de desafios que a experiência proporciona, fazendo reflexões, questionamentos, perguntas e se envolvendo no que está sendo estudado. Portanto o acesso aos conhecimentos deve acontecer através de vivências, experiências e atividades significativas”, disse.

Fonte: Prefeitura de Vitória