Dezembro deve movimentar R$ 7,9 bilhões em vendas no comércio capixaba
Levantamento prevê crescimento de R$ 401 milhões em relação ao mesmo mês de 2023
Com a economia capixaba em um momento promissor, tendo o comércio varejista alcançado, em setembro, seu maior patamar de crescimento nos últimos 20 anos, 3,4% – o maior do país –, as expectativas para as vendas no último mês do ano no Espírito Santo são muito otimistas. De acordo com previsões do Connect Fecomércio-ES, o varejo deverá movimentar R$ 7,9 bilhões em dezembro – um aumento de cerca de R$ 401 milhões em relação ao mesmo mês de 2023 –, contribuindo para um total estimado de R$ 81,3 bilhões em todo o ano de 2024.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC).
De acordo com estimativas da CNC, hiper e supermercados lideram as vendas capixabas com aproximadamente 41% do total, refletindo sua relevância na comercialização de alimentos e itens básicos, especialmente no período natalino.
Em seguida, o segmento de vestuário e calçados corresponde a cerca de 34%, impulsionado pelo aumento significativo nas compras de presentes e roupas para as festividades. Outros segmentos, como utilidades domésticas e eletroeletrônicos, representam cerca de 13%, enquanto farmácias e perfumarias compõem aproximadamente 6%.
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esses dados refletem a concentração de vendas em categorias diretamente ligadas ao consumo sazonal e à preparação para o Natal, com comidas típicas, roupas e presentes, refletindo o entusiasmo e tradição dessa época.
“Esse período do ano vai além do consumo: ela mobiliza sentimentos de união, celebração e tradição, que se traduzem em uma busca por presentes, alimentos e experiências que reflitam o espírito natalino. Para o varejo, o Natal é não apenas uma oportunidade de aquecer as vendas, mas também de se conectar emocionalmente com os consumidores, oferecendo produtos e serviços que atendam às expectativas e às necessidades de celebração”, explicou Ana Carolina Júlio.
A coordenadora ressaltou ainda que o otimismo do mercado em dezembro se deve, além do crescimento do varejo capixaba, à queda na inadimplência das famílias do estado nos últimos quatro meses, permitindo que mais de 87 mil famílias saíssem do vermelho entre 2023 e 2024. “Com isso, empresários capixabas já antecipam promoções para todo o mês. A expectativa de um bom desempenho reflete a confiança dos consumidores e a estratégia do comércio local em aproveitar ao máximo essa data”.
Sobre a Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)