Edital é lançado para obras de restauração no Cais do Hidroavião

Edital é lançado para obras de restauração no Cais do Hidroavião
Lançamento do Edital para restauro do Cais do Hidroavião

Vitória deu mais um passo na valorização turística. Na tarde desta quarta-feira (04) a Prefeitura de Vitória lançou o edital para contratação de obras de restauração do Cais do Hidroavião, localizado na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste.

O edifício, inaugurado em 1939, é um dos três terminais de hidroaviões remanescentes no Brasil e representa um marco arquitetônico, além de ser parte fundamental da história e da identidade urbana da cidade.

“Lançamos o edital para o restauro completo do Cais do Hidroavião, um importante investimento na cultura, na história e no DNA capixaba. O espaço será ressignificado como área de integração, com apresentações culturais, gastronomia, lazer e contemplação da Baía de Vitória, fortalecendo o turismo e a economia criativa. Esse local marcou a primeira ligação do Espírito Santo com o mundo e agora será devolvido à população como um novo ponto de união, geração de emprego e renda”, disse Pazolini.

O Cais

Com área total de 2.013,01 m², sendo 474,83 m² de área edificada, o Cais do Hidroavião atualmente se encontra fechado e em estado de deterioração. A intervenção tem como objetivo restaurar integralmente a estrutura, garantindo sua estabilidade, segurança, acessibilidade e modernização, sem perder suas características históricas e arquitetônicas.

A expectativa é que, ao final das intervenções, o Cais do Hidroavião seja reintegrado à dinâmica da cidade como espaço de cultura, lazer e memória, fortalecendo o bairro Mário Cypreste e toda a região, com um ambiente funcional, seguro, acessível e fiel à sua identidade histórica.

A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com a preservação do patrimônio histórico, a valorização do turismo e a requalificação de espaços públicos para a população.A obra está prevista no Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024, dentro das ações de revitalização do centro urbano.

A obra será realizada por meio de Contratação semi-integrada com investimento estimado em R$ 2.893.022,34 e prazo de 450 dias. O processo licitatório será do tipo concorrência, com julgamento pelo critério de menor preço, e está aberto a empresas e consórcios especializados em restauro e engenharia.

O lançamento do edital aconteceu na sala de reuniões da PMV e reuniu secretários da gestão e lideranças comunitárias “Vitória mostrou que é possível administrar com austeridade, ampliar investimentos e distribuí-los de forma democrática por toda a cidade, com centenas de intervenções em diversas áreas. Esse planejamento resultou em conquistas importantes e na valorização dos espaços públicos, especialmente do nosso patrimônio histórico e cultural”, disse o secretário de Obras, Gustavo Perim.

“Essa é uma grande conquista para a comunidade, algo que estamos esperando há anos e que agora caminho para o lado certo. Essa restauração trará benefícios para a comunidade e seu entorno. Agradeço pelo diálogo aberto e por estarem atentos às demandas de Mário Cypreste”, disse Jurandir Pereira, vice-presidente da associação de moradores do bairro Mário Cyprestes.

Preservação histórica e integração urbana

O Cais do Hidroavião é protegido pela legislação municipal como patrimônio de interesse histórico-arquitetônico, com grau de proteção integral secundária (GP2). O projeto de restauro visa não apenas conservar sua estrutura original, mas também reativar seu uso público, promovendo a conexão entre a Orla Noroeste e importantes equipamentos urbanos como o Sambódromo e o Tancredão.

Visita técnica e transparência

Empresas interessadas em participar da licitação podem agendar visita técnica ao local através da Semob, para conhecimento detalhado das condições da obra. O processo será acompanhado por fiscais e gestores designados, com total transparência e observância às normas ambientais, trabalhistas e de segurança.

A intervenção

– Restauro estrutural e arquitetônico, abrangendo todos os compartimentos do edifício: área de serviço, atendimento, sete espaços multiuso, hall, sanitários (incluindo um acessível), varandas, depósito, central de gás e circulações internas;

– Adequação às normas de acessibilidade, com acessos universalizados, barras de apoio conforme NBR 9050 e instalação de sanitário acessível equipado com louças especiais da linha PCD;

– Modernização de sistemas elétricos, hidrossanitários e de prevenção a incêndio;

– Revestimentos e acabamentos de alto padrão, com piso em granilite polido, granito em parquet nos espaços multiuso, ladrilho hidráulico decorativo e aplicação de tintas acrílicas fosca da Suvinil nas cores especificadas;

– Recuperação completa das fachadas, com remoção de vegetação invasora, tratamento de umidade e eflorescências, recomposição de ornamentos danificados e aplicação de argamassa compatível com a original;

– Implantação de iluminação pública, ornamental e interna com luminárias específicas por ambiente;

– Reurbanização de calçadas e pavimentação do pátio com blocos intertravados e granito apicoado;

– Medidas de sustentabilidade e eficiência energética, incluindo impermeabilização da cobertura, instalação de chapim de granito e recuperação da laje;

– Substituição ou recuperação das esquadrias danificadas, com tratamento anticupim, calafetação e pintura com esmalte sintético fosco;

– Instalação de guarda-corpos e corrimãos metálicos galvanizados e pintados; Mobiliário urbano com bancos de concreto reforçado.

Fonte : Prefeitura de Vitória