Educação abre as portas para delegação carioca em busca de intercâmbio e inspiração
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Intercâmbio de conhecimentos, ideias, projetos e experiências de muito êxito. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) recebeu, nesta terça-feira (1º), uma delegação da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. A equipe composta por três técnicos da pasta está em Vitória para acompanhar o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, a partir de um roteiro montado pela Seme.
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Primeiramente, os profissionais foram recebidos com muito carinho pelos estudantes acolhedores da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro. Assim como é feito com os novos estudantes que ingressam nas unidades de ensino em tempo integral, os próprios educandos foram responsáveis por comandar um tour pela escola, explicando aos visitantes a proposta do programa de tempo integral.
Além disso, os estudantes contaram um pouco de sua rotina, desde a escolha das disciplinas eletivas, até as atividades de protagonismo e a dinâmica de organização para a alimentação escolar. Em seguida, a delegação seguiu até a Emef Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, para acompanhar o atendimento aos estudantes da Educação Especial, e também dar continuidade ao diálogo sobre as práticas pedagógicas da rede de ensino do município.
Em seguida, a próxima parada foi no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei TI) Álvaro Fernandes Lima, que fica no bairro Bela Vista, e passou a ofertar 100% das matrículas em tempo integral neste ano letivo de 2023. A equipe carioca pôde acompanhar detalhadamente a estrutura física e toda a organização de trabalho do centro de educação, além de conhecer mais sobre as experiências pedagógicas diversificadas da Educação Infantil.
Por fim, a equipe visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sophia Musengny Loureiro e seguiu para a sede da Seme, para um encontro com a Secretária de Educação, gerentes e coordenadores da pasta, para um balanço de tudo o que foi visto, e uma oportunidade também para intercâmbio de ideias e projetos entre os profissionais. À noite, a delegação retorna para sua cidade de origem.
Troca de experiências
Apesar de as duas cidades estarem a cerca de 500km de distância e serem capitais de seus estados, as diferenças se fazem presentes. No Rio de Janeiro são 1549 unidades de ensino, que atendem a cerca de 619 mil estudantes. Em Vitória, são 103 unidades de ensino e os cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura (CECC) que agregam experiências e conhecimento à rede. E as diferenças enriquecem o encontro e a troca.
Para Claudia Medina, diretora do Instituto Helena Antipoff, estabelecimento público de ensino especializado em Educação Especial, pertencente a SME da Prefeitura do Rio de Janeiro, o período na capital capixaba foi de grande valia para adquirir novas experiências e perspectivas sobre o ensino público de qualidade.
“A gente consegue perceber que tem um incentivo grande da Seme no protagonismo das crianças e estudantes, desde a creche. É perceptível que faz parte do dia a dia das escolas a promoção da autonomia e independência, a partir do momento que eles começam sua trajetória escolar. Me chamou atenção também o envolvimento dos profissionais da educação neste contexto. O quantitativo de profissionais na equipe gestora também foi um ponto positivo, que é bem diferente do nosso, além da possibilidade de atendimento ao público-alvo da educação especial dentro da matriz curricular e do horário parcial”, disse.
Por sua vez, o assessor chefe da assessoria de planejamento e monitoramento da SME, Ernane Carrara, ressalta que ficou impressionado com a organização das unidades de ensino. “A organização das escolas nos chamou muito atenção, são muito organizadas e bem estruturadas, com um quadro de pessoal bem interessante. O apoio que existe através do cargo de coordenador e pedagogos traz um apoio pedagógico significativo para o diretor e parece ter um resultado positivo. Além disso, é fantástico a forma como é estruturado a parte diversificada no tempo integral”, ressaltou.
À frente da coordenação de administração e recursos humanos da SME, Glaucia Marmute afirma que ficou encantada com a dinâmica das unidades de Tempo Integral. “É impactante e muito bonito de se ver o trabalho realizado com as crianças e estudantes, principalmente no que diz respeito à parte diversificada, que são desenvolvidas a partir das particularidades de cada unidade de ensino. Também chamou nossa atenção a quantidade de profissionais que compõem a equipe gestora”, frisou.
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Fonte: Prefeitura de Vitória.
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