Ele passou pela maior prova de sua vida e saiu vitorioso. Por isso, enfrentar qualquer disputa nas piscinas é uma missão bem fácil, vencendo um campeonato atrás do outro

Ele passou pela maior prova de sua vida e saiu vitorioso. Por isso, enfrentar qualquer disputa nas piscinas é uma missão bem fácil, vencendo um campeonato atrás do outro

Essa é parte da trajetória do estudante Higor Rosa Mariano, de 11 anos, atleta do Projeto Cariacica Saudável, uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Cariacica (Semesp).

Em 2017, com 5 anos, Higor foi diagnosticado com um câncer no fêmur (osteossarcoma). Ele passou por sessões de quimioterapia e, por conta de outras complicações, precisou amputar a perna direita. Mas esse fato não foi um impedimento para Higor, que é uma criança simpática, alegre, ativa e cheia de disposição.

“A gente pensou que ele iria ficar muito triste. Mas ele nos surpreendeu. Eu tenho sentimento de gratidão. Sou muito grata a Deus pelo meu filho. É uma criança maravilhosa”, contou a mãe orgulhosa, Denise Rosa da Silva, de 44 anos.

Ela mora em Rio Marinho há 21 anos com o marido Edson Mariano da Silva, de 51 anos. Além de Higor, que é o caçula, ela ainda tem mais dois filhos: Henrique, de 20, e Eduardo, de 15 anos.

Após um pedido de um médico para que Higor não ficasse parado e começasse a fazer exercícios, ele entrou no basquete aos 7 anos. Mas a sua verdadeira paixão ainda não estava revelada. Tempos depois, já com 10 anos, seguindo outra recomendação médica, ele começou a frequentar um clube de natação que funciona próximo ao bairro dele: o Piscina Espaço Show, que fica em Alzira Ramos, participando de um projeto da Prefeitura de Cariacica. E foi amor à primeira vista. Detalhe: ele não sabia nadar.

Descoberta

“Eu sou muito feliz, porque consegui bater meus recordes, tanto na vida quanto na natação”, contou Higor, com um sorriso no rosto depois de algumas braçadas. A partir disso, Higor passou a frequentar as aulas de natação no local. A deficiência não atrapalha em nenhuma atividade do dia a dia, principalmente nos esportes.

A professora da turma dele, Ester Cristina Silva Rodrigues, conta como foi a evolução dele nas águas.

“Quando o Higor chegou aqui, ele nadava apenas até a metade da piscina. Aos poucos, percebi que ele estava desenvolvendo as habilidades e avançando cada vez mais”.

O gosto pela natação e por nadar os estilos livre e costas foi conquistando cada vez mais o coração de Higor, tanto é que ele começou a participar de campeonatos promovidos pelo Piscina Espaço Show, por meio do Projeto Cariacica Saudável.

A partir disso, ninguém mais foi capaz de segurar Higor. Em 2022, na primeira competição dele promovida pelo Cariacica Saudável, no próprio local de treinos, ele ficou em segundo lugar, na categoria nado livre, 25 metros. Mas ele queria mais.

Neste ano, alcançou o primeiro lugar em mais um campeonato do Cariacica Saudável realizado em Alzira Ramos, na categoria nado livre 50 metros. Depois dessas conquistas, Higor passou a frequentar a equipe paralímpica do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral.

O voo um pouco mais alto veio com o terceiro campeonato, promovido pelo Cariacica Saudável e a Federação Aquática Capixaba (FAC), em Guarapari, no qual Higor ficou mais uma vez em primeiro lugar na categoria nado livre 50 metros.

No quarto campeonato, também em Guarapari, promovido pelo Cariacica Saudável em parceria com a FAC, foi premiado em primeiro lugar, na categoria nado livre 50 metros.

Campeonato nacional

Tantas conquistas fizeram com que Higor participasse de seu primeiro campeonato nacional, no Centro de Treinamento Paralímpico, instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Lá, ele participou das categorias 100 metros e 50 metros. Nesta última, ele conquistou o menor tempo: 1 minuto e 10 segundos.

Esse tempo muito rápido de Higor deu a ele a oportunidade de viajar para São Paulo mais uma vez, nesta segunda-feira (27), a fim de competir no Centro de Treinamento Paralímpico. Ele já tem planos para o futuro.

“Pretendo conquistar mais medalhas, seguir carreira na natação e até nadar fora do Brasil”, destacou ele, que leva junto na mala muitos sonhos e conquistas que ainda precisam ser alcançados.

O espaço

Higor é aluno da Piscina Espaço Show. O local é utilizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). São mais de 400 alunos inscritos, entre crianças de 6 a 15 anos, adultos e pessoas idosas.

O local funciona de terça-feira a sexta, das 7h às 18 horas. São oferecidas modalidades como natação infantil, adulto e hidroginástica. Para participar, basta entrar em contato pelo número (27) 99278-3198.

As aulas de natação fazem parte do Projeto Cariacica Saudável, que oferece vários tipos de atividades físicas gratuitas para a população em diversos locais da cidade: circuito funcional, ginástica com ritmo, futebol, rua de lazer, ginástica para a pessoa idosa, balé, jiu-jítsu, futsal, step e ginástica rítmica.