Em 2025 Tribunal de Contas do Espírito Santo fará coordenação de dois grupos de trabalho da Rede Integrar

Em 2025 Tribunal de Contas do Espírito Santo fará coordenação de dois grupos de trabalho da Rede Integrar

O comitê se reuniu para aprovar o Plano de Trabalho Anual (PAT) da Rede Integrar

Em 2025, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) vai atuar na Rede Integrar na coordenação do Grupo de Trabalho de Saneamento, e do Grupo para indução à melhoria dos Plano Plurianuais, este em conjunto com o TCM-BA. As definições foram feitas pelo Comitê Técnico da Rede Integrar, que conta com a participação das secretárias de Controle Externo do TCE-ES, Flávia Holz e Cláudia Mattiello.

 

O comitê se reuniu para aprovar o Plano de Trabalho Anual (PAT) da Rede Integrar para o próximo ano no dia 12 de novembro, durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2025, serão 45 ações conjuntas realizadas pela Rede Integrar, em 20 áreas temáticas.

 

A Rede Integrar é fruto de acordo de cooperação técnica entre Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), TCU e tribunais de contas aderentes. O principal benefício é o compartilhamento de metodologias, dados, experiências e tecnologias para dar novo olhar sobre as temáticas e desenvolver soluções mais abrangentes, possíveis de serem replicadas em outras regiões.

 

As propostas para compor o PAT 2025 foram enviadas pelos tribunais e entidades parceiras que identificaram oportunidades de atuação coordenada para a fiscalização de políticas públicas que envolvam recursos públicos de mais de um nível da federação.

 

A coleta e seleção das sugestões foi coordenada por um grupo de assessoramento formado por representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais de contas de Alagoas (TCE-AL), do Espírito Santo (TCE-ES), do Maranhão (TCE-MA), de Minas Gerais (TCE-MG), do Rio de Janeiro (TCE-RJ), de Roraima (TCE-RR), além do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA).

 

Coordenação

Em 2025, assim como em 2024, o TCE-ES seguirá no papel de coordenação do Grupo de Trabalho de Saneamento, a partir de uma sugestão do próprio tribunal.

 

Esse ano, o grupo foi responsável pela ação conjunta de “compartilhamento das ações de controle relativas ao Novo Marco de Saneamento”, e a partir desta diretriz, realizou o Congresso de Saneamento dos Tribunais de Contas, em setembro, com o apoio do IRB e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

 

Para 2025, o grupo deve atuar em elaborar planejamento de fiscalização para acompanhamento das metas de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a serem alcançados até 2033, em atendimento à Lei 11.445/2007.

 

Além da continuidade desse trabalho, no próximo ano o TCE-ES coordenará o Grupo para indução à melhoria dos Plano Plurianuais. O grupo promoverá capacitação para indução à melhoria dos Planos Plurianuais (PPA) municipais, por meio da elaboração de cartilha ou documento análogo, podendo incluir capacitações virtuais.

A secretária de controle externo de Fiscalizações do TCE-ES, e membra do Comitê Técnico da Rede Integrar, Flávia Holz, explicou as razões do tribunal capixaba ter sido escolhido para estar à frente desses temas.

 

“A atuação para acompanhamento do atingimento das metas de universalização do saneamento básico foi estabelecida como uma das metas de Gestão da atual administração, o que reforça o nosso interesse em coordenar os trabalhos dos Tribunais na rede”, explica.

 

“No mesmo grau de importância se apresenta o Planejamento Governamental, tema central escolhido para as ações da Segex em 2025, o que também nos atraiu a coordenar os trabalhos envolvendo a temática”, conclui.

 

Outra ação relevante será a participação do TCE-ES no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), com o fomento e utilização do sistema e-Prevenção.

 

“Possivelmente teremos uma grande ação coordenada dos Tribunais para os níveis de exposição a fraude e corrupção das entidades públicas, outra meta do plano de gestão atual”, relata Flávia.

 

A Rede Integrar fará as primeiras avaliações do andamento das ações em junho de 2025, durante o 2º Encontro Técnico, que será sediado pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL). Na ocasião, o grupo realizará a segunda Reunião Ordinária do Comitê Técnico 2025.

 

Veja quem são os auditores do TCE-ES que participam dos grupos temáticos da Rede Integrar em 2024:

– Assistência social e Programas de Transferência de Renda – Simone Velten

– Auditoria Coordenada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) – Maytê Cardoso Aguiar

– Boas práticas na área de meio ambiente – Lygia Maria Sarlo Wilken e Marcos Martinelli

– Boas práticas na fiscalização na folha de pagamento – Regis Silotti

– Controle externo em obras públicas – Alisson Silva de Andrade

– Eficiência da Saúde enquanto iniciativa autônoma – Maytê Cardoso Aguiar

– Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde – Maytê Cardoso Aguiar

– Financiamento da Educação Pública e Controle Social – Paula Rodrigues Sabra

– Fiscalização Contínua de Folhas de Pagamento – 10º ciclo – Diego Henrique Ferreira Torres

– Fiscalização das Transferências Especiais – Diego Henrique Ferreira Torres e José Alberto Souza Trazzi

– Fiscalização e controle da previdência pública – Diego Henrique Ferreira Torres, Julia Sasso Alighieri e Raquel Spinasse Gil Santos

– Fórum de discussões sobre a implementação da NLLCA – Marcelo Nogueira e Flávia Holz Meirelles Pereira

– Governança local para a implementação da Agenda 2030 e seus ODS – Claudia Cristina Mattiello, Diego Henrique Ferreira Torres e Felipe Fonseca Salerno

– Índice de maturidade do ente federado para parcerias voltadas a gestão de atividades hospitalares – Maytê Aguiar

– Metodologia de seleção de fiscalizações de políticas públicas descentralizadas – Diego Henrique Ferreira Torres

– Novo Marco de Saneamento – Ana Emília Brasiliano Thomaz e Marcos Martinelli

– Participação cidadã e os tribunais de contas – Andrea Norbin Beconha e Paula Rodrigues Sabra

– Primeira Infância – Claudia Cristina Mattiello, Diego Henrique Ferreira Torres e Simone Velten

– Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) – Flavia Holz Meirelles Pereira e Rogério Oliveira de Jesus

– Resultados do 1º ciclo dos trabalhos eficiência hospitalar – Maytê Cardoso Aguiar

– Sistema ETCE para os TCEs (piloto com TCE-RO) – Igor Magri Vale e Marcelo Lima Fedeszen