Escola de Física comemora aniversário
A Física pode ser tão fundamental ao nosso cotidiano quanto a conversão de energia elétrica em calor para fazer o almoço ou tão complexa quanto traçar a trajetória do voo de um ônibus espacial na órbita da Terra.
Com a proposta de popularizar essa ciência natural Física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica, à acústica e à mecânica de forma a encantar os visitantes, a Escola de Física tem o objetivo de despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos. O espaço, que é um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória (CCEC), completa, neste dia 26 de abril, 23 anos de existência.
Para comemorar, tem um dia inteiro de programação gratuita e aberta ao público. “Vitória é uma cidade privilegiada. Nós temos cinco espaços educativos que são riquíssimos e encantadores, que fazem as pessoas de todas as idades experimentarem a ciência de um jeito único, vivenciando na prática. A Escola de Física é um desses espaços de encanto. Através das leis da Física podemos compreender o simples fato de caminharmos e até o movimento das galáxias. A programação de aniversário traz isso, essa proximidade da ciência com a nossa vida. E a gente quer despertar nas nossas crianças, nos nossos estudantes esse sentimento de que eles também podem ser cientistas”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Com ações artístico-culturais, oficina “Disco de Newton”, e ambientes instagramáveis, o público pode curtir a programação de aniversário das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. E tem mais! No dia da Escola de Física não poderia faltar o Show da Física, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Pela manhã, o espetáculo será às 10h. No turno da tarde, às 16 horas.
“A Escola de Física é um museu-escola que tem como objetivo principal popularizar o conhecimento científico. Por isso, nessa data que celebra a inauguração do espaço, a programação reforça a importância da ciência na sociedade do conhecimento e valoriza grandes nomes da Física, como Arquimedes, Newton, Einstein, Galileu e Marie Curie. O nosso convite é para que as pessoas venham se encantar com a ciência, que elas venham se encantar com a Física”, convidou a diretora dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória, Eliane Marques.
Show da Física
A Física como a maioria das pessoas não conhece e, talvez, nem imagine que seja possível! Fogo que dança? Tiros de anéis de fumaça? Banco de pregos para sentar? Rejuvenescimento de chips do tipo fandangos? É tudo ciência! E da forma que se aprende sorrindo, interagindo e fazendo parte dos experimentos. O espetáculo envolve a apresentação de experimentos, em estilo teatral, conduzidas por estudantes do curso de Física.
O Show da Física diverte e ensina. Os experimentos são explicados a partir de conceitos que estão nos livros didáticos e, em maior ou menor grau, fazem parte da vida das pessoas.
Serviço
23 anos da Escola de Física
Programação geral
- Das 8h às 12h e das 13h às 17h: Ações artístico-culturais, oficina “Disco de Newton” e ambientes instagramáveis
- Às 10h e às 16h: Show da Física
Programação para unidades de ensino
8h e 14h: Pequenos Cientistas, Cmei Ernestina Pessoa
9h e 10h: Experimentando o mundo; Previsão e controle de fenômenos, Emef TI Moacyr Avidos
15h e 16h: Experimentando o mundo; Previsão e controle de fenômenos, Emef São Vicente de Paulo
16h: Os cientistas e os laboratórios, Emef Admardo Serafim de Oliveira (EJA)
Onde fica: Rua Vinte e Três de Maio, 39, Parque Moscoso.
Entrada gratuita.
Mais informações: (27) 3233-3556 ou [email protected]
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.