Etapa final do Turismo do Bem destaca valorização de espaços e impulso ao comércio local

Etapa final do Turismo do Bem destaca valorização de espaços e impulso ao comércio local
Turismo do Bem" transforma memórias, fortalece negócios e valoriza comunidades

O projeto Turismo do Bem segue para a quarta e última etapa, dedicada à valorização dos espaços comunitários na região, abrangendo os bairros São Benedito e Jaburu. Nesta fase final, estão em desenvolvimento a execução e finalização das melhorias nos estabelecimentos comerciais contemplados pelo Prêmio Comércio Verde, além de capacitações especializadas, com o objetivo de impulsionar o comércio de bairro e fortalecer o turismo local de forma sustentável.

Nesta quarta etapa, ainda, a região ganhou cinco murais artísticos e foi promovida a revitalização de 11 pontos turísticos, sendo seis localizados no bairro São Benedito e cinco no Circuito Verde do Jaburu. As intervenções contribuem para o fortalecimento da identidade cultural, além de dinamizar a circulação de moradores e visitantes, ampliando o potencial turístico dessas regiões.

A iniciativa é desenvolvida pelo Ateliê de Ideias, com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, e aposta no turismo de base comunitária como estratégia de integração entre moradores, visitantes e pequenos empreendedores. A proposta valoriza a cultura local, a história dos territórios e práticas sustentáveis, promovendo desenvolvimento econômico aliado à preservação social e ambiental.

“Chegar à última etapa do Turismo do Bem reforça nosso compromisso com o desenvolvimento humano e econômico dos territórios. Estamos investindo em pessoas, espaços e empreendimentos locais, criando oportunidades reais de geração de renda, valorização cultural e inclusão social, sempre com o protagonismo da comunidade”, destaca o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.

A diretora-presidente do Ateliê de Ideias, Geisiane Teixeira, também reforça esse importância do projeto. “Nosso objetivo é consolidar essas rotas, qualificar moradores para atuarem como promotores de turismo e fomentar o consumo consciente, beneficiando empreendedores locais”, ressalta.

Fases do projeto

Com ações previstas até maio deste ano, três das quatro fases já foram concluídas. A primeira envolveu a formação de condutores locais, com cursos de capacitação em direitos do consumidor, consumo consciente, ecoturismo, fotografia e gestão comunitária, preparando 11 moradores para atuar como promotores locais de turismo, registrando experiências e divulgando a riqueza cultural do território.

Em seguida (segunda fase), ocorreu o lançamento do edital para a seleção de oito empreendedores. A terceira etapa contemplou a formação destes empreendedores selecionados por edital para receber formação visando maior preparo para atender turistas. A quarta e última etapa é o apoio financeiro por meio do Prêmio Comércio Verde, que está possibilitando melhorias nas estruturas físicas de seus negócios.

Rotas turísticas

O projeto, ainda, ajudou a estruturar duas rotas principais. Em São Benedito, a rota reúne oito pontos turísticos que narram a história, a fé, a arte e a resistência da comunidade, incluindo praças, igrejas, murais artísticos e o Banco Bem. Já no Jaburu, o Circuito Verde conecta mirantes, hortas comunitárias, áreas de convivência e o Núcleo de Memória do Jaburu (Nume), integrando natureza, cultura e memória social.

Fonte : Prefeitura de Vitória