Fórum de Segurança da Serra aponta redução de 16% nos crimes contra o patrimônio

Fórum de Segurança da Serra aponta redução de 16% nos crimes contra o patrimônio

A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, fórum com representantes das diferentes forças de segurança, aconteceu nesta quinta-feira (14) e debateu estratégias para continuar avançando na redução da criminalidade no município. Na edição de agosto, o fórum destacou a redução de 16% em crimes contra o patrimônio entre janeiro e julho de 2025.

A redução é em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação aos tipos de incidentes, as maiores quedas foram registradas em roubos em transportes coletivos (-62,69%), roubo a pessoa em via pública (-35,93%), furto a pessoa em via pública (-33,23%), roubo em estabelecimentos comerciais (-27,42%) e crimes informáticos (-27,02%).

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que os resultados positivos na segurança pública são possíveis devido ao planejamento, à integração e ao diálogo constante entre as instituições municipais, estaduais e federais, além do alinhamento entre os diferentes poderes.

“Trabalhamos para que cada ação seja orientada por inteligência e alinhamento entre as forças de segurança. Nosso objetivo é além de conter estatísticas de crimes: queremos garantir que mais pessoas vivam, trabalhem, estudem, empreendam e se divirtam na Serra, de forma segura. Esse é o sentido do nosso compromisso”, afirma.

Os dados reforçam a eficiência do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança da Serra e do governo do Estado para combater a criminalidade e promover a cultura de paz e estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Estratégias para a redução dos índices
Conheça, abaixo, algumas das principais ações coordenadas pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) voltadas à redução dos índices de criminalidade:

Operação Coletivo Seguro
Com objetivo de reforçar a segurança no transporte coletivo e garantir mais tranquilidade para quem depende dos ônibus diariamente, a Operação Coletivo Seguro ocorre em pontos estratégicos da cidade, definidos pela Sedes, a partir de dados estatísticos e análises sobre a criminalidade. A ideia é prevenir crimes, identificar suspeitos e evitar que o transporte público seja usado para ações ilegais.

Operação Escape Zero
Voltada ao combate do uso de escapamentos irregulares em motocicletas, a Operação Escape Zero tem sido uma estratégia de sucesso para combater a perturbação ao sossego e garantir mais bem-estar aos moradores dos bairros da Serra. A fiscalização é coordenada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), que atua de forma integrada com o Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o 6º Batalhão da Polícia Militar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Criação da Patrulha Maria da Penha
Com presença, proteção e iniciativas voltadas para o cuidado com a mulher, a Serra avança na construção de uma rede ainda mais completa e eficiente para o enfrentamento à violência doméstica. Na última quinta-feira (7), foi assinado o decreto de criação da Patrulha Maria da Penha.

Coordenada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPOM), a Patrulha Maria da Penha fortalece o combate à violência contra a mulher e é operada pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra.

Criação da Patrulha Escolar
A Patrulha Escolar da Serra completou quatro meses de atuação no último dia 10 de agosto e tem se consolidado no fortalecimento da cultura de paz e da prevenção de conflitos nas escolas. Com presença constante nas unidades de ensino, a iniciativa já contribui para a segurança da comunidade escolar e para a construção de um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

Fonte : Prefeitura da Serra