Funcultura: espetáculo ‘Inconstante’ une dança contemporânea à pesquisa em arte-tecnologia
Criado pela bailarina e coreógrafa Gabriela Moriondo e pelo artista multimídia Glauber Vianna, o espetáculo “Inconstante” une o trabalho de dança contemporânea à pesquisa em arte-tecnologia em torno do conceito de espacialização do inconsciente e de fragmentação de memórias, por meio da programação sincronizada de luz, sombra, som e corpo.
Encenado por Cecília Hermeto, Bárbara Veronez e Julia Fachetti, o espetáculo terá três apresentações gratuitas entre os dias 12 e 14 de janeiro, às 19h, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Além disso, no dia 12 de janeiro, será realizado ainda um ensaio aberto tendo como público-alvo estudantes de artes visuais, plásticas, cênicas e afins, por meio de inscrições via Google Forms, a partir desta quinta-feira (04).
No espetáculo, como em um flashback que precede a morte, três bailarinas de diferentes gerações, separadas por cerca de 50 anos, tocam lembranças de forma imersiva e subjetiva a cada cena, a fim de provocar nos espectadores uma profunda reflexão sobre a vida. A partir da sincronia entre luz, sombra, som e corpo, a criação se apoia em uma teia de fragmentos de memórias, explorando passado, presente e futuro em meio a uma cenografia futurista, surreal e etérea.
Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 10/2022 – Artes Cênicas, da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto foi concebido visando à experimentação em torno das conexões entre dança e tecnologia, a partir do encontro entre os artistas Glauber Vianna e Gabriela Moriondo. Desde antes da pandemia de Covid-19, os dois já demonstraram interesse em trabalhar juntos, compartilhando suas pesquisas.
Com direção artística de Glauber Vianna, o espetáculo fundamenta-se em sua pesquisa sobre obras que exploram a experiência audiovisual e suas linguagens tecnológicas e híbridas, tendo sido desenvolvido a partir de uma estética que provoca a imersão e a sinestesia do espectador de forma arrebatadora.
Paralelamente, a direção coreográfica de Gabriela Moriondo foi construída a partir de laboratórios de criação com as três bailarinas, pautados no estudo de movimento de Rudolf Laban, a fim de alcançar com elas um grande domínio das especificidades do movimento, propiciando uma presença em cena autêntica, sensível, hipnótica e etérea.
O intercâmbio entre artistas que exploram diferentes linguagens, bem como entre bailarinas com idades e históricos tão distintos na dança (clássica, flamenca e afra), é algo que contribui para a concretização desse espetáculo imersivo, provocando a ideia de interrupção cronológica e espacial, abordando diferentes, complexas e curiosas nuances de fragmentos de memórias ao tecer essa teia dramatúrgica.
Serviço:
Espetáculo “Inconstante”
Quando: de 12 a 14 de janeiro
Horário: às 19h
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Centro de Vitória
Entrada gratuita, com retirada dos ingressos pela plataforma Sympla, neste link
Obs.: o espetáculo não é recomendado para pessoas com fotossensibilidade
Ensaio aberto
Quando: 12 de janeiro
Horário: das 9h30 às 11h
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Centro de Vitória
Público-alvo: estudantes de artes visuais, plásticas, cênicas e afins
80 vagas
Inscrições gratuitas pelo Google Forms
Transmissão ao vivo
Quando: 14 de janeiro
Horário: às 19h
Pelo perfil do projeto no Instagram
Ficha técnica:
Direção-geral: Gabriela Moriondo e Glauber Vianna
Direção artística: Glauber Vianna
Direção coreográfica: Gabriela Moriondo
Elenco: Bárbara Veronez, Cecília Hermeto e Julia Fachetti
Produção: Fernanda Holz
Engenharia de som: Marcus Neves
Laser, projeção e programação de luz: Glauber Vianna
Iluminação: Vitor Lorenção
Figurino: Regina Schimitt
Designer gráfico: Manu Calmon
Fotografia: Bernardo Firme
Vídeo: Nuno Pignaton
Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação
Colaboradores: Coletivo Emaranhado, Lume Ateliê, PixxFluxx e Reinart Eventos
Produção associada: Deep Studio
Realização: Gabriela Moriondo, Casa da Música Sônia Cabral e Secretaria da Cultura
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui