Grupo terapêutico de apoio às mulheres em Vila Velha

Grupo terapêutico de apoio às mulheres em Vila Velha
Foto: Reprodução.

É notório que a pandemia da Covid-19 abalou a saúde mental das mulheres. Com o intuito de minimizar esses impactos, foi criado, há cerca de dois anos, o grupo terapêutico “Café com Mulheres”, que tem como público-alvo moradoras dos bairros Riviera da Barra, Santa Paula I e II, Barra do Jucu e Itapuera da Barra, que se encontram mensalmente para troca de experiências e vivências.

O grupo é resultado de uma das ações promovidas pela coordenação de Atendimento e Promoção da Saúde Mental em Vila Velha e conta com a participação de uma psicóloga, que comanda as atividades coletivas e de uma assistente social. As especialistas explicam que foi identificado que as mulheres dos bairros contemplados pelo projeto precisavam de um espaço de cuidados e acompanhamento.

A moradora Maria Souza (nome fictício) entrou recentemente no grupo terapêutico e defende que a iniciativa é muito positiva, pois é um espaço onde as mulheres podem conversar sobre questões que as afligem: “Temos a liberdade de falar e pontuar as nossas opiniões, que são respeitadas. Além disso, interagimos, criamos laços de amizade e dialogamos sobre questões do feminino. Saio dos encontros transformada”, declara a moradora. Ela destaca que, muitas vezes, as mulheres não têm tempo de olhar para si mesmas, de cuidar das questões mentais e que, no grupo, viu essa oportunidade.

Nos encontros são debatidos diversos temas, que surgem a partir das sugestões das próprias participantes. Maternidade, violência e desemprego já foram mote das reuniões. A proposta é que as mulheres compartilhem as suas vivências e, juntas, construam novas perspectivas de vida. Além disso, a intenção é também incentivar a participação de outras moradoras nestes encontros terapêuticos.

Quem tiver interesse em participar dos encontros, basta procurar a Unidade de Saúde da Barra do Jucu.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.