Inauguração do Mercado da Capixaba em Vitória Prevista para Julho: Confira o Estado Atual do Local

Inauguração do Mercado da Capixaba em Vitória Prevista para Julho: Confira o Estado Atual do Local

O espaço, considerado referência na vida econômica e social de Vitória por várias décadas no século passado, está em fase final das obras de revitalização

Em obras desde agosto de 2022, o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, deve ser inaugurada em julho deste ano. A informação foi repassada pelo prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini, em entrevista à TV Vitória/Record, nesta quarta-feira (15).

O espaço, considerado referência na vida econômica e social de Vitória por várias décadas no século passado, está em fase final das obras de revitalização.

No local estarão 16 lojas, além de uma área de 200 metros quadrados no mezanino, onde ficarão duas grandes salas. Os estabelecimentos, no entanto, precisam estar vinculadas à cultura e a gastronomia capixaba.

“É um sonho dos capixabas, são memórias afetivas, todo mundo passou por aqui com os pais e os avós. A expectativa é de que ainda no mês de julho possamos inaugurar essa obra que é um restauro completo. Aqui, nós teremos arte, cultura gastronomia e muita música”, contou o prefeito.

Apesar de ser um espaço público, a gestão do estabelecimento será feita por uma empresa, por meio de concessão. A empresa, então, será responsável por administrar os interessados em alugar um espaço no local.

Com 1600 metros quadrados, o aluguel pelo Mercado será de, no mínimo, R$ 54 mil. O contrato é de 5 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Ainda de acordo com Pazolini, o edital já foi lançado e há competição para o espaço.

“Ao mesmo tempo que estamos finalizando as obras, está tendo uma competição. Nós lançamos um edital para a concessão desses espaços e quem oferecer o maior valor, obviamente, vai ter direito a usar este espaço público, explorar economicamente esse ambiente e divulgar as potencialidades do nosso Estado”, finaliza.

O Mercado da Capixaba foi um símbolo econômico de Vitória entre nos anos de 1920 até o início dos anos 2000, quando o edifício sofreu um incêndio e, desde então, veio se deteriorando.

O espaço começou a passar pelo processo de revitalização há quase dois anos, com investimento de R$ 9 milhões. Nesta quarta-feira (15), a administração municipal fez uma visita técnica ao espaço com a imprensa para acompanhar a fase final das obras.

Fonte: Folha Vitória