Jacaré de 2,5 metros é avistado na Praia de Camburi e reforça alerta sobre preservação ambiental

Jacaré de 2,5 metros é avistado na Praia de Camburi e reforça alerta sobre preservação ambiental

Um jacaré-do-papo-amarelo, com cerca de 2,5 metros de comprimento, foi avistado por moradores na tarde desta quarta-feira (23), na parte final da Praia de Camburi, em Vitória. A presença do animal chamou atenção e mobilizou equipes de proteção à fauna.

De acordo com o Projeto Caiman, que atua na conservação dessa espécie, o jacaré provavelmente vive em uma área de vegetação próxima à praia, que integra o parque ambiental de uma mineradora da região.

Segundo o pesquisador Lucas Yu, do Projeto Caiman, avistamentos como esse não são raros, pois a região abriga ecossistemas favoráveis ao jacaré-do-papo-amarelo, uma espécie ameaçada de extinção. “Esse tipo de ocorrência reforça a importância da preservação ambiental na Grande Vitória”, destacou.

A Polícia Militar acionou a equipe do projeto, que se deslocou até o local. No entanto, ao chegarem, o jacaré já havia retornado à vegetação. Apesar disso, rastros e pegadas foram encontrados, confirmando a passagem do animal.

Yu também alertou que, apesar de ter sido visto na praia, o animal não é adaptado à água salgada. “O jacaré-do-papo-amarelo vive em ambientes de água doce, como mangues, lagoas e rios. A presença no mar pode representar risco à sua saúde”, explicou.

Em caso de avistamento de jacarés, a orientação é não se aproximar e acionar a equipe do Projeto Caiman pelo telefone (27) 99763-9757.