Lixeiras subterrâneas oferecem solução moderna e sustentável para descarte de resíduos em Cariacica

Cariacica conta com lixeiras subterrâneas instaladas em pontos estratégicos do município, oferecendo uma alternativa moderna, prática e ambientalmente correta para o descarte de resíduos sólidos.
O sistema funciona por meio de contêineres posicionados abaixo do nível da rua. Na superfície, há uma abertura semelhante a uma lixeira convencional, por onde os moradores podem depositar o lixo. Quando a capacidade máxima é atingida, uma equipe realiza a coleta com o auxílio de um guindaste hidráulico. A utilização é simples: basta abrir a tampa, descartar o lixo e fechar — sem mistérios.
Os contêineres ficam alocados em cubas de concreto impermeáveis, o que evita vazamentos, maus odores e impede o acesso de insetos ou animais. Como os resíduos ficam armazenados no subsolo, o sistema também ajuda a evitar a dispersão do lixo em dias de chuva intensa, contribuindo para a prevenção de alagamentos e o entupimento de bueiros e redes de drenagem.
De acordo com o secretário de Serviços, Marcos Aranda, além de proporcionar mais praticidade à população, as lixeiras subterrâneas representam um avanço significativo na gestão de resíduos. “O armazenamento subterrâneo reduz a poluição visual e do solo, controla odores, minimiza a proliferação de pragas e otimiza o trabalho das equipes de coleta”, destacou.
As lixeiras estão instaladas em oito locais: três no Polo Gastronômico de Vila Palestina, três na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, uma na praça de Nova Rosa da Penha e outra no Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.