Lorenzo Pazolini dispara e eleição de Vitória pode ser definida no 1º turno

Lorenzo Pazolini dispara e eleição de Vitória pode ser definida no 1º turno

Um levantamento realizado pela Futura Inteligência, entre os dias 2 e 22 de abril deste ano, revelou que Lorenzo Pazolini (Republicanos) desponta como favorito na disputa pela Prefeitura de Vitória.

A pesquisa, realizada no âmbito do projeto 100% Cidades, apontou o atual prefeito da Capital como líder tanto na pesquisa espontânea quanto nos cenários propostos aos entrevistados nas pesquisas estimuladas.

Segundo os resultados, obtidos a partir da opinião de 600 eleitores com mais de 16 anos, Pazolini lidera em todos os cenários. Na pesquisa espontânea, obteve 32,0% das intenções de voto.

Em um contexto mais amplo, Pazolini também lidera as pesquisas estimuladas para o primeiro turno. Em um dos cenários apresentados, onde foram listados 10 possíveis candidatos, o atual prefeito obteve 37,4% das intenções de voto.

Em outro cenário, com apenas seis possíveis candidatos, Lorenzo Pazolini segue na liderança, com 30,8% das intenções de voto.

2º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Vitória

Durante o levantamento, foram apresentados cinco possíveis cenários para o 2º turno das eleições deste ano. No cenário contra o pré candidato do PT, Pazolini foi citado por 51,0% dos entrevistados.

No segundo cenário, contra o pré candidato do PSDB, Pazolini foi citado por 58,4%.

Em outro cenário, contra a pré candidata do PSOL, Lorenzo Pazolini foi citado por 61,5% dos entrevistados.

No cenário contra o pré candidato do PDT, Pazolini foi citado por 65,9% dos entrevistados.

Cenários para o 2º turno:

Foram apresentados cinco possíveis cenários para o 2º turno das eleições para prefeito de Vitória.

Metodologia da pesquisa:

A pesquisa foi realizada por telefone assistido por computador, entre os dias 2 e 22 de abril de 2024, com 600 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-00672/2024.