Melhorias para a Terceira Idade: Novo Centro de Atendimento na Capital
Após 28 anos de espera, o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) de Vitória terá sua sede construída próximo à Unidade Básica de Saúde da Ilha de Santa Maria. Para celebrar mais essa conquista para a saúde e para a população idosa, a Prefeitura de Vitória realizou uma solenidade, nesta terça-feira (7), com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; vereadores, lideranças comunitárias e profissionais da Saúde da capital.
E os cuidados com quem mais precisa não param por aí! No evento, também foi sancionada a Lei que institui o Programa Municipal de Dispensação de Fraldas, destinado à dispensação e fornecimento de fraldas descartáveis aos munícipes de baixa renda e com agravo de saúde, em Vitória. A nova lei será publicada no Diário Oficial da Prefeitura de Vitória nesta quarta-feira (8).
Durante a solenidade, o prefeito Pazolini reforçou o impacto positivo que a nova sede do Crai terá, tanto para os profissionais que atuam no serviço quanto para a população atendida no local. “Hoje vamos dar mais um salto no cuidado às pessoas idosas. Aqui teremos a oportunidade de construir uma estrutura projetada pela Saúde, um prédio pensado para dar aos idosos tudo o que precisam, desde o acolhimento, o tratamento até cuidados paliativos, fisioterapia e outros serviços dispensados e oferecidos aos idosos, de forma integrada, gerando mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse.
Pazolini destacou, ainda, que a lei sancionada vai desburocratizar a vida dos munícipes, ao mesmo tempo em que pretende reduzir gastos na área jurídica na Prefeitura de Vitória, na Defensoria Pública e no Ministério Público. “Essa é a sanção de uma lei muito especial, é mais uma medida inovadora que vem atender o interesse público, atender o interesse da coletividade e reduzir gastos da Justiça e da Prefeitura. Com essa lei queremos racionalizar essa situação, em que as pessoas que já tem direito às fraldas não precisarão buscar o judiciário, a Defensoria, o Ministério Público, buscar laudo, passar por audiência… Essas pessoas vão se cadastrar, ser acompanhadas e poderão fazer a dispensação em um local que estamos preparando. Isso trará um resultado extraordinário na vida delas”, afirmou.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini ressaltou que, com o novo espaço, a capacidade de atendimentos no Crai, que hoje é em torno de 200 por mês, poderá ser dobrada, garantindo acesso ao serviço a mais idosos. “Segundo o IBGE, Vitória possui 43 mil pessoas idosas. Portanto, o equipamento público que vai ser construído, representa o compromisso da atual gestão com a saúde pública e com a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou.
Para o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, a nova sede do Crai simboliza a sinergia entre as Secretarias da Prefeitura de Vitória visando dar mais dignidade à população da terceira idade. “O crescimento da população com 60 anos ou mais é uma tendência. E o projeto desse equipamento nasceu na Secretaria de Saúde, pensando na acessibilidade e na mobilidade das pessoas. Por isso o novo espaço terá elevadores, rampa e será construído em um local atendido por diversas linhas de ônibus”, afirmou
A diretora do Crai, Priscilla Yumi, destacou a importância do investimento na saúde da população idosa. “Nossa equipe de profissionais é extremamente qualificada e comprometida com o serviço, o que nos deixa sempre motivados. Porque, na nossa rotina, percebemos o quanto envelhecer é um privilégio e que investir na saúde da pessoa idosa é uma forma de investir no nosso futuro também”.
Para a referência técnica em Saúde do Idoso, Sandra Bissoli, essa entrega era muito esperada pela equipe de saúde. “Desde o início, o espaço foi pensado por muitos profissionais do Centro e da área técnica da Gerência de Atenção à Saúde, considerando as necessidades dessa população que vem crescendo a cada ano. Por isso, essa á uma conquista importante para a população idosa”.
Antigas diretoras do espaço fizeram questão de participar da solenidade para prestigiar o início do processo de construção do equipamento. Dentre elas, Antônia Geneci Teixeira de Oliveira diretora entre 2007 e 2013, que lembra com orgulho de ter feito parte da equipe do Crai. “Estou tão feliz por saber que eles escolheram um espaço com bom acesso para o transporte coletivo, facilitando para os idosos e seus familiares a chegada até aqui. Porque a dificuldade de mobilidade das pessoas idosas precisa ser observada, para não onerar ainda mais essas famílias. Então ver que o espaço vai ficar perto de pontos de ônibus é excelente. Quero parabenizar a equipe, todos os idosos, familiares e a gestão por essa iniciativa”.
A sede do Crai vai ganhar o nome de Alcione Dias Pereira, um dos fundadores do Centro Comunitário da Ilha de Santa Maria, que nasceu e criou seus sete filhos na comunidade. Na solenidade, sua filha Keyla da Cunha Dias, 56 anos, recebeu com muita alegria a homenagem ao pai. “O sentimento de toda nossa família é de muito orgulho, não apenas pelo que meu pai foi em nossa família, mas por tudo o que ele sempre fez pela nossa comunidade”, disse.
Equipamento
O projeto de arquitetura da nova sede do serviço contempla a construção do centro em dois pavimentos e a utilização compartilhada do estacionamento e guarita com a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria. A acessibilidade interna do prédio está garantida por meio de dois elevadores, além de duas escadas de acesso, para atendimento às normas do Corpo de Bombeiros. A elaboração dos projetos e construção do edifício será realizada pela empresa vencedora do edital e custeada com recursos próprios do município.
Serviço
O Centro de Referência ao Idoso de Vitória é um serviço especializado em geriatria e gerontologia, destinado exclusivamente a pessoas com idade acima de 60 anos, moradoras do Município de Vitória, com agravos de saúde e comprometimento da capacidade funcional.
O atendimento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por: geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais e auxiliares de enfermagem.
O encaminhamento ao CRAI é feito pelo médico da Unidade Básica de Saúde do Município de Vitória, do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.
Faldas
Poderão ser beneficiários do Programa Municipal de Dispensação de Fraldas os munícipes que atenderem aos seguintes critérios:
– ser residente e domiciliado no Município de Vitória;
– ser pessoa com perda ou diminuição da capacidade funcional de realizar o autocuidado relacionado às excreções corporais em decorrência das enfermidades catalogadas em regulamento, o qual será editado no prazo de até 90 (noventa) dias;
– ser cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir o cadastro atualizado há menos de 12 (doze) meses;
– estar cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo realizado os atendimentos médicos na rede municipal de saúde de Vitória;
– caso o requerente não seja o próprio munícipe beneficiário das fraldas, deverá ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e manter com o paciente vínculo familiar/conjugal ou jurídico (mandatário, curador);
– possuir laudo médico indicando a necessidade da utilização das fraldas, tamanho e a quantidade por mês para cada paciente.
Os protocolos, fluxos e procedimentos administrativos destinados a viabilizar o cadastro dos munícipes e o fornecimento das fraldas descartáveis serão objeto de regulamentação no prazo de até 90 (noventa) dias, contados a partir da publicação desta Lei.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui